Não paguei nenhuma parcela do IPVA 2024 até agora: como regularizar?
Não paguei nenhuma parcela do IPVA 2024 até agora. Veja o que pode acontecer com você como regularizar sua situação rapidamente.
Não pagou nenhuma parcela do IPVA 2024 até agora? Tudo bem, imprevistos acontecem, mas saiba que quanto mais tempo protelar esse pagamento, maiores podem ser as penalidades.
Agora, se você já tem algum dinheiro guardado ou cartão de crédito que possa usar para quitar essa dívida, vamos te ajudar a entender a situação e te guiar para regularizar o seu veículo.
Não pagou nenhuma parcela do IPVA 2024? Veja como regularizar
Primeiro, vamos a algumas informações importantes:
- Multa e juros – o atraso do IPVA gera multa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% do valor total do imposto. Além disso, podem incidir juros de mora com base na taxa Selic, de acordo com o estado.
- Licenciamento – o licenciamento do veículo só poderá ser feito após a regularização do IPVA 2024.
- Multa e pontos na carteira – deixar de pagar o IPVA não gera multa ou infração, mas impede o licenciamento. Nesse caso, a falta de pagamento do licenciamento é considerada infração gravísima com multa de R$ 293,47, 7 pontos na CNH e possibilidade de retenção do veículo.
- “Nome sujo” – Outro ponto que vai além da incidência de multa e juros é a adição do CPF na Dívida Ativa da União. O popular “nome sujo”, que pode inviabilizar a obtenção de crédito para financiamentos.
- Em alguns estados, o inadimplente também perde o direito a benefícios, como em São Paulo, em que pode perder a chance de participar do Cadin Estadual, o que impede de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista.
Leia também:
O que fazer agora?
O primeiro passo é acessar o site da Secretaria de Fazenda ou Detran do seu estado. Lá, você vai encontrar todos os débitos referentes ao IPVA e Licenciamento do veículo.
Em seguida, emita uma nova guia de pagamento para o IPVA 2024. Pague o mais rápido possível, mas se tiver cartão de crédito pode parcelar o valor, geralmente são em até 12 vezes (com juros).
Alguns estados também oferecem a possibilidade do pagamento via PIX. É o caso da Sefaz – SP. Para isso, basta acessar página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code, cuja validade é de 15 minutos. Em seguida faça a leitura e pagamento.
Ao ler o QR Code com o aplicativo do banco, verifique se o contemplado é realmente a Secretaria de Fazenda e Planejamento sob o CNPJ informado.
Feito isso, em poucos minutos seu carro está regularizado e apto a rodar nas vias sem estar sujeito a qualquer penalidade.
Por fim, fique atento aos prazos! Regularize a situação antes que o veículo seja apreendido.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.