Os 3 bairros que mais aumentaram o índice de roubo e furto de carros em São Paulo
Conheça os bairros onde roubam mais carros em SP e os veículos mais visados
Um levantamento mostra quais foram os três bairros de São Paulo que tiveram um aumento no índice de roubo e furtos de carros nos dois primeiros meses do ano, em comparação com 2023. Logo abaixo, o Garagem360 revela todos os detalhes.
Os dados foram coletados pela Ituran Brasil, autotech em monitoramento veicular, com base nos registros da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e validados pela própria empresa. Acompanhe!
Onde roubam mais carros em SP?
O primeiro lugar do ranking fica com São Lucas (zona leste). Nessa região, foram registrados 131 roubos, contra 89 do ano passado. Isso representa um crescimento de 47,2% nos casos de roubo e furto.
Segundo o levantamento, o Palio, Fiat Strada, Fiat Toro, Sandero e Logan foram os veículos mais visados pelos criminosos.
Além de São Lucas, outros bairros tiveram altos índices. São eles:
-
Itaquera: aumento de 33,9%;
-
Vila Matilde: 27,7%;
🛑 Leia também:
-
App de transporte parece ter a solução para aumentar a segurança das mulheres
-
Como solicitar a restituição do IPVA 2023 de carros roubados
-
Empresa garante localizar e recuperar veículos roubados em uma hora
Como está o cenário de roubo e furtos em São Paulo?
Embora algumas regiões tiveram aumento no roubo e furtos de veículos, o ano de 2024 começou com uma queda de 4% nos índices de roubo e furto de veículos, na região metropolitana de São Paulo.
-
2023: foram registrados 9.667 casos
-
2024: foram registrados 9.279 casos
O que explica a queda de roubos e furtos?
Segundo Fernando Correia, coordenador de operação da Ituran Brasil, o investimento em tecnologia é um dos principais motivos pelos quais houve essa queda no número de casos.
“Seja por meio da iniciativa privada ou pública, o investimento de mais tecnologia para mitigar casos de roubo e furto tem trazido, aos poucos, mais segurança para os motoristas. Os resultados do levantamento de janeiro e fevereiro da região metropolitana mostram que a implementação de tecnologias de monitoramento veicular ou investimentos em câmeras de segurança e reconhecimento facial tem auxiliado a identificar ações criminosas e, em algumas situações, até mesmo na prevenção de ocorrências de roubo e furto”, destaca Correia.
Quantos veículos foram roubados e furtados em São Paulo?
A capital paulista apresenta um cenário diferente da região metropolitana, com um crescimento de 2% no número de casos. Em 2023, foram 5.776 registros, contra 5.893 deste ano.
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para ficar por dentro de tudo que afeta a sua rotina no trânsito, seja em mobilidade ou segurança.
Leia também: Os SUVs mais roubados em SP; saiba quais são os mais visados