Sem acidentes: Volkswagen recria logo para afugentar animais
Conheça aqui tudo sobre a Volkswagen RooBadge, uma mudança gigante na logo presente nos carros que é muito mais importante do que você pode imaginar!
Quando pensamos em inovação nos carros, pensamos logo em motores, transmissão, sistemas de assistência e infotenimento. Pois a Volkswagen RooBadge mostra que há pontos essenciais que nem cogitamos, mas que os times de desenvolvimento estão atentos e trabalhando!
Volkswagen RooBadge: nova tecnologia da Volkswagen dá utilidade à logo e mais segurança
A Volkswagen está testando uma nova tecnologia na Austrália que vai alterar a sua logo presente nos carros. Parece loucura?
Não se preocupe – claro que não vai ser uma mudança na marca em si, com o VW icônico que todo mundo conhece, mas sim no emblema presente na dianteira dos veículos.
O objetivo dessa tecnologia é evitar as colisões com animais nas estradas. Vou te dar uma chance de acertar com qual…
É claro que são os cangurus, um dos símbolos do país, e que existem ao milhões por todo oterritório. Tanto é que 90% das ocorrências por lá envolvem esses marsupiais, que são enormes.
Assim, não apenas eles, mas também condutores e passageiros dos veículos, se ferem e até morrem nos acidentes que podem ser brutais.
O novo equipamento foi batizado de RooBadge – união entre as palavras “badge” (emblema) e “Roo”, de Kangaroo (nome do animal em inglês).
A instalação da RooBadge é feita na dianteira do veículo, na mesma posição onde onde fica a logo tradicional, sendo assim simples e prática.
Como funciona a RooBagde da Volkswagen?
-
A RooBadge funciona reproduzindo sons específicos que servem para afugentar ou alertar os cangurus que possam estar na estrada.
-
Isto é feito por um sistema de áudio localizado atrás da logomarca frontal. Para isso, a única modificação necessária na estética externa foram pequenos furos, que permitem o som passar, mas não alteram o visual.
-
Entre os áudios estão gritos de dingos (predador do canguru), cantos de pássaros e sons que os próprios cangurus emitem para alertar uns aos outros.
-
Outro ponto interessante é que o dispositivo é conectado a um sistema de GPS. Isto é preciso pois existem diferentes tipos de cangurus no país. Assim, dependendo da espécie local, o sistema emite os sons adequados para alertá-los.
Veja também: “Adeus buracos: novo Ford Mustang tem tecnologia que te livra dos defeitos da pista“
Potencial ilimitado!
-
Por enquanto o RooBadge está em fase de testes na nova geração da picape Volkswagen Amarok.
-
O plano para o lançamento é que ele seja um acessório adquirido à parte. Ou seja, os proprietários poderão comprá-lo como um acessório e instalá-lo em seu veículo, independentemente do modelo do carro.
-
Essa característica modular permite à Volkswagen adequar o uso do RooBadge para espantar outros animais, como cervos, veados e alces. Isto seria ideal para levar o produto a outras regiões que enfrentam desafios com diferentes espécies.
-
Além disso, estuda-se que ela possa ser compatível com qualquer carro do mundo, potencialmente expandindo a tecnologia para outras marcas e segmentos, como caminhões e ônibus. Haja versatilidade!
O que significa Volkswagen?
-
O nome Volkswagen, em alemão, significa “carro do povo”. No entanto, a marca é mais conhecida pela abreviação VW, que também está presente em sua logo.
É muito interessante a tecnologia envolvida na Volkswagen RooBadge. Afinal, é algo muito simples, que parece óbvio, e que salvará muitas vidas quando chegar em larga escala – tanto humanas quanto dos animais, já muito afetados pelas estradas e movimento.
Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.