Afinal, o que muda entre a Honda XRE 300 e a Honda Sahara 300?

A Honda anunciou a chegada da nova Sahara 300, que terá a missão de substituir a XRE 300. Veja quais atributos mudaram.

Recentemente a Honda anunciou a chegada da nova Sahara 300, que entre outras tarefas, se apresentou com a missão de substituir a XRE 300. Veja quais atributos mudaram. 

Afinal, o que muda entre a Honda XRE 300 e a Honda Sahara 300?
Sahara 300 (Foto: Divulgação) 

Honda Sahara 300 substitui XRE 

Substituir algo ou alguém famoso e popular nunca é das tarefas mais fáceis e é exatamente sobre essa ótica que a Honda Sahara 300 chegou ao mercado nacional. 

Com a missão de substituir a XRE 300, uma das motos mais populares no Brasil, aposentada em 2023, a nova Sahara 300 foi lançada sob a perspectiva de ditar a nova tendência da marca na linha trail de média cilindrada no país. 

A novidade chega para redefinir o legado deixado não só pela XRE 300, como também, do modelo de mesmo nome, que fez sucesso na década de 1990. 

Afinal, o que muda entre a Honda XRE 300 e a Honda Sahara 300?
Sahara 300 (Foto: Divulgação) 

Principais mudanças

As principais mudanças entre a nova Honda Sahara 300 e a XRE 300 se dão em alguns atributos, como: chassi, motor, eletrônica, câmbio e balança. 

Afinal, o que muda entre a Honda XRE 300 e a Honda Sahara 300?
XRE 300 (Foto: Divulgação) 

Motorização

Em termos de motorização, a Sahara 300 é mais forte e naturalmente mais moderno que a XRE 300. 

O propulsor da Sahara 300 traz um conjunto atualizado com ganhos em relação ao motor da CB Twister 300F, com quem compartilha a base de motorização. 

Na comparação entre XRE e Sahara, a última até perde na teoria: são 25,2 cv e 2,74 kgf.m de torque da Sahara, contra 25,6 cv e 2,8 kgfm da XRE. 

Porém, na prática, o comando simples no cabeçote (SOHC) impulsiona o desempenho da Sahara 300, já que este tipo de estrutura privilegia o torque em baixos giros. 

A Sahara 300 oferece força maior, já partir de 2.500 rpm, o que remete à um ‘’motor mais esperto’’. 

Novo conjunto de câmbio

Outra novidade que joga a favor da Sahara 300 é o novo conjunto de câmbio de seis marchas, uma a mais do que na XRE.

Na nova versão, acrescenta-se a embreagem assistida e deslizante, tecnologia de motos de alta cilindrada que impede o travamento da roda traseira em reduções bruscas. 

Segundo Cristiano Rodrigues, consultor de vendas da Honda Blokton, a transmissão de seis velocidades era ‘’algo que os clientes pediam há tempos’’.

Afinal, o que muda entre a Honda XRE 300 e a Honda Sahara 300?
Sahara 300 (Foto: Divulgação) 

Visual tem mudanças pontuais

O que menos mudou da XRE 300 para a Sahara 300, de fato, foram as linhas de design. 

No entanto, a Sahara 300 conta com novas carenagens, que assemelha o modelo à uma Africa Twin. 

A Sahara 300 manteve as três versões já usadas pela XRE: Standard, Rally e Adventure.

Esta última, aliás, é a configuração topo de linha e ganhou itens de série exclusivos, como: para-brisa mais alto e protetores de motor e carenagem.

Confira também: Honda Sahara 300 Rally 2024: ficha técnica, preço e itens de série

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA