Tecnologia pode reduzir (e muito) os acidentes de trânsito

Os avanços tecnológicos podem reduzir e muito os acidentes de trânsito. Um dos exemplos disso são as câmeras de monitoramento. Veja!

A tecnologia chegou há algum tempo no segmento automotivo como forma de aprimorar a experiência a bordo de veículos. Além disso, os avanços tecnológicos podem reduzir e muito os acidentes de trânsito com o uso de câmeras de monitoramento. Veja! 

Tecnologia pode reduzir (e muito) os acidentes de trânsito
Foto: Freepik

Tecnologia para redução de acidentes de trânsito

Nos dias de hoje é indispensável a utilização de tecnologia avançada na busca pela redução de acidentes de trânsito. 

Nesse sentido, a IoT (Internet of Things, ou “Internet das Coisas” em tradução literal) pode ser uma aliada extremamente importante na prevenção de acidentes e fatalidades. 

Para ser mais preciso, a tecnologia IoT tem sido muito bem avaliada por especialistas por conta do uso de câmeras de monitoramento de fadiga de motoristas que detectam sinais de cansaço ou condição perigosa para conduzir. 

Maioria dos acidentes são causados por cansaço

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, 60% dos acidentes são causados por fadiga e sono, condições que podem ser detectadas por meio de câmeras de monitoramento com a tecnologia IoT. 

Outro dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), diz que 90% dos acidentes de trânsito ao redor do mundo são por falhas humanas. 

Como a tecnologia ajuda no trânsito?

A tecnologia IoT pode ser utilizada como uma ferramenta de providências contra acidentes. 

Dessa forma, o mecanismo pode evitar acidentes por excesso de velocidade, influência de álcool e direção durante períodos de cansaço extremo, para citar alguns dos principais exemplos. 

Tecnologia pode reduzir (e muito) os acidentes de trânsito
Foto: Freepik

Como funciona a IoT com câmeras

Responsável por identificar sinais de distração, cansaço ou sonolência nos condutores, a IoT através de câmeras de monitoramento atuam baseado na análise das imagens captadas in loco. 

Após a identificação dos padrões de comportamentos humanos perigosos na estrada, a tecnologia emite alertas transmitidos via comunicação M2M (Machine to Machine, ou “Máquina a Máquina”) a centrais de monitoramento. 

Obviamente, a tecnologia de ponta é mais comum em modelos mais sofisticados mundo afora, com o desafio de ‘’popularizar’’ a ferramenta para efeitos mais expressivos no trânsito do mundo todo.  

Tecnologia de monitoramento em frotas e ambientes empresariais

Além de ser usada em veículos particulares, a tecnologia de ponta em monitoramento de comportamento humano é um instrumento mais comum em frotas. 

Dessa maneira, empresas com frotas de caminhões e ônibus são as mais aclamadas quando o assunto é investir neste tipo de segurança. 

Além disso, os espaços empresariais como salas de controle e operações industriais, tendem a ser focos ainda maiores da tecnologia IoT, sobretudo em ambientes onde a vigilância da atenção e estado de alerta é crucial para a segurança dos colaboradores como em máquinas industriais. 

De acordo com o especialista Marcio Fabozi, CEO da Allcom Telecom, dona do banco de conexões M2M e IoT para empresas no Brasil e também América Latina, as câmeras de monitoramento têm sido cada vez mais adotadas por sua eficácia de análise baseada em algoritmos avançados que identificam padrões faciais e comportamentais que indicam a presença de fadiga. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA