Governo de SP estuda nova rota de trem que interliga as cidades de São Paulo e Santos
Entenda quais são os planos do governo do estado de SP para desenvolver uma nova rota entre São Paulo e Santos.
O Governo de São Paulo, por meio do governador Tarcísio de Freitas, está levando em conta uma nova rota de trem para interligar São Paulo e Santos. Veja os detalhes.
Nova rota São Paulo-Santos
A população paulista que faz com frequência o itinerário entre São Paulo e Santos poderá ter sua vida facilitada, caso o Governo avance com uma nova rota de trem de ligação entre as cidades.
A possibilidade é estudada pelo governador Tarcísio de Freitas e ligaria as cidades através de uma nova rota de trem pela Linha 9-Esmeralda da CPTM.
Segundo informações da Folha de São Paulo, a nova opção de viagem seria possível pela serra do mar, de acordo com o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini.
‘’Ali a inclinação da Serra do Mar é mais propícia. Então a gente desceria por Mongaguá e iria para Santos via a antiga rodovia da Santos-Cajati”, afirmou Benini.
Percurso passa por Mongaguá
A hipótese mais levantada pela secretaria do governo paulista é de que o percurso entre São Paulo e Santos passe por Mongaguá, na Baixada Santista, em uma região estratégica para o destino final.
Atualmente, a ligação entre São Paulo e Santos pode ser feita pela Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em conjunto com a partida de Paranapiacaba em uma segunda etapa da viagem.
Este trajeto é parecido com os utilizados pelos trens de cargas que levam produtos até o Porto de Santos.
Dessa forma, a ideia encontra-se em estágio ainda inicial, já que alguns desafios precisam ser contornados como a diferença de altitude entre regiões e a adequação de custos e segurança.
Túnel subaquático Santos-Guarujá
Além das novas possibilidades de rotas para ligar a capital paulista à cidade de Santos, o Governo de São Paulo já tem planos definidos para possibilitar o trajeto entre outras regiões estratégicas do estado.
Trata-se de um percurso para dinamizar a ida de Santos ao Guarujá, cidade costeira de São Paulo, através de um túnel subaquático.
A inovação será a primeira do tipo na América Latina e terá cerca de 860 metros de distância entre as margens.
A ideia é promover a locomoção de ciclistas, pedestres e VLTs (Veículo Leve Sob Trilhos), passando por baixo do canal do Porto de Santos.
Confira também: A história do Opala que atingiu mais de 315 km/h na rodovia Rio-Santos
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.