BYD e GWM:a estratégia que as duas marcas chinesas adotaram para alcançar o sucesso
Em 2023, duas marcas chinesas fizeram sucesso entre os veículos elétricos no Brasil: BYD e GWM. O que está por trás dos feitos das montadoras?
Em 2023, duas marcas chinesas fizeram sucesso no segmento de veículos elétricos nacional: BYD e GWM. Mas afinal, o que está por trás dos números positivos das montadoras?
BYD e GWM adotam mesma estratégia para o sucesso
Além do fato de serem do mesmo país, a China, BYD e GWM apostaram na mesma estratégia em 2023 para se destacarem no segmento nacional de veículos elétricos.
O plano em comum e bem sucedido das montadoras asiáticas foi acreditar no poder da comunicação em muitas inserções de propagandas, sobretudo na TV.
Dessa forma, BYD e GWM solidificaram suas imagens utilizando a boa e velha comunicação de massa.
Ao todo, foram 658 inserções em publicidade da GWM ao longo do último ano. A BYD, realizou uma verdadeira ‘’força-tarefa’’ no segundo semestre do ano para contabilizar impressionantes 2.218 inserções em propagandas da marca.
Mais de 1/3 das inserções do segmento
Apenas GWM e BYD foram responsáveis por 38,4% das inserções em propagandas de TV de todo o segmento de veículos.
Segundo estudo da Tunad, empresa de Inteligência de mídia, as inserções das duas marcas ocorreram principalmente no segundo semestre do ano.
A maior concentração de inserções ocorreu na TV paga (fechada) como forma de busca o público-alvo de forma mais assertiva. O foco das montadoras se deu principalmente em São Paulo.
A partir de julho, as duas marcas representaram 7,5% das propagandas na categoria de veículos.
O ápice do investimento em publicidade foi registrado no mês de setembro, quando BYD e GWM juntas, totalizaram 38,4% das inserções no setor.
A média de participação das empresas chinesas em inserções no segundo semestre foi de aproximadamente 14,5%.
Quem vende mais BYD ou GWM?
BYD. Em 2023, a Build Your Dreams (BYD) realizou 17.943 vendas, sendo a segunda marca mais popular no segmento de veículos elétricos no Brasil.
Investimento que dá retorno
Tamanho investimento realizado por BYD e GWM geraram frutos ainda no último ano.
Em 2023, as fabricantes chinesas ficaram no top 5 de marcas mais comercializadas entre os carros elétricos, desbancando montadoras tradicionais como Volvo, BMW, Mini e Jac Motors.
A BYD foi a segunda marca mais vendida entre os modelos elétricos com 17.943 comercializações, atrás apenas da Toyota com 21.042 emplacamentos.
De quebra, a BYD teve o carro elétrico mais vendido do país em 2023, o Dolphin, com 6.812 unidades negociadas.
Por sua vez, a GWM contabilizou 11.473 unidades vendidas, com destaque para o Haval H6, segundo veículo mais vendido por ‘’grupo de modelos’’ do ano entre os eletrificados, com 10.701 emplacamentos.
Aproveite e confira: China irá barrar crescimento desenfreado de carros elétricos no país
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.