6 cuidados essenciais para ter com a sua moto nas férias
Saiba como garantir que sua moto ande com segurança na pista
Uma viagem de moto nas férias não pode ser feita de qualquer forma. É necessário, por exemplo, conferir alguns elementos do veículo para garantir que tudo esteja em perfeitas condições, o que aumenta a sua performance e segurança na pista.
Por isso, o Garagem360, junto com a Motul, traz diversas dicas para que você pilote com segurança e tenha uma viagem sem imprevistos. Confira!
6 dicas para pilotar moto nas férias com segurança
1- Redobre o cuidado com a bateria
A primeira dica é manter a bateria da moto carregada, uma vez que a perda de carga pode ocorrer por diversas razões, como envelhecimento ou problemas no retificador.
Tendo isso em mente, lembre-se de ligar a motocicleta por alguns minutos, caso não tenha um carregador externo disponível.
2- Confira os freios
Cheque visualmente o desgaste das pastilhas e sempre fique de olho no nível e nas condições do fluído de freio. Afinal, vazamentos comprometem a pressão, prejudicando a frenagem.
Se for necessário, recomenda-se que você substitua os componentes desgastados, uma vez que a sua segurança está em jogo, ok?
Leia também:
3- Calibre os pneus corretamente
Em primeiro lugar, verifique a indicação destacada pelo fabricante. Afinal, quando a calibragem não é feita corretamente, isso pode ocasionar em uma série de problemas. Veja só:
-
Calibragem maior do que a recomendada pelo fabricante: pneu se desgasta mais no centro
-
Calibragem mais baixa do que a indicada pelo fabricante: pneu se desgasta mais nas bordas.
Para evitar essas situações, a Motul orienta que:
“É preciso atenção às marcações de desgaste e substituir os pneus se os sulcos estiverem muito baixos. Quando a motocicleta fica parada por longos períodos, também é importante manter a calibragem correta dos pneus para evitar deformações irreversíveis”, destaca.
4- Cheque o óleo do motor
A troca contínua do óleo do motor é fundamental para manter boa performance da motocicleta. Aqui, vale seguir o intervalo indicado, mesmo durante a inatividade, conforme orienta a Motul:
“No momento da medição do óleo, a moto deve estar na vertical e aquecida, utilizando um cavalete central ou de balança. Na troca, usar um filtro de óleo novo assegura o bom funcionamento do motor, contribuindo para a durabilidade e eficiência do veículo”, explica.
5- Troque o fluído de arrefecimento
Esse processo deve ser feito a cada dois ou três anos, de acordo com a indicação do fabricante.
O Garagem360 recomenda checar o nível durante as férias e, conforme as especificações técnicas, completar com um fluido de qualidade.
6- Substitua o fluido de suspensão regularmente
Nesse ponto, deve-se fazer a troca após 30 mil quilômetros ou anualmente. Contudo, caso você observe vazamento nos retentores, a substituição do retentor e do fluído deve ser feita imediatamente. Isso ajuda a impedir a contaminação no sistema de freios.
Confira também: Antena para moto: é obrigatório?