Aprenda a calcular o consumo de combustível do seu carro sem dificuldade
O que é melhor? Álcool ou gasolina? Veja no post como calcular o consumo de combustível do seu carro e qual a melhor opção.
Calcular o consumo de combustível é uma tarefa importante para entender o desempenho do veículo, assim como os gastos com abastecimento.
Existem diferentes formas de calcular este consumo, e com a ajuda Zapay, elaboramos este pequeno post.
Como calcular o consumo de combustível
O cálculo mais simples é fazer a divisão dos quilômetros rodados pelos litros abastecidos.
Para fazer esse cálculo, siga os passos abaixo:
1. Anote a quilometragem atual do veículo.
2. Abasteça o tanque completamente.
3. Anote a quilometragem novamente após percorrer uma distância significativa.
4. Verifique a quantidade de litros de combustível necessários para encher o tanque novamente.
5. Use a fórmula:
km percorridos ÷ litros abastecidos = quilometragem por litro
O exemplo leva em consideração um carro que percorre 800 km e precisou abastecer 68 litros, o veículo teve um consumo de 11,76 km/l.
Se preferir, a startup disponibiliza gratuitamente uma calculadora: clique aqui para calcular.
Vale ressaltar que o rendimento do veículo varia conforme fatores como o combustível usado, condições da via e do trânsito, assim como a velocidade média, aceleração, calibração dos pneus, entre outros.
Além disso, você pode calcular o custo multiplicando o consumo do veículo pelo preço atual do combustível. Assim, você terá uma estimativa do valor a ser gasto durante a viagem.
Como economizar combustível
Acha que seu carro está “bebendo além da conta”?
O primeiro passo é fazer uma revisão, pois alguns componentes como as velas podem não estar boas e será necessária a troca.
Agora se não há problemas, alguns pontos devem ser avaliados, como:
- Calibre os pneus corrretamente. Acredite, pode não parecer, mas faz diferença.
- Evite acelerações bruscas e mantenha uma condução suave.
- Durante percursos mais longos, evite manter os vidros abertos em alta velocidade, uma vez que pode aumentar a resistência do ar e o consumo de combustível.
- Nesse caso, é recomendado o uso do ar condicionado, mesmo ele consumindo um pouco mais de gasolina. No final, a diferença é pouca, principalmente em viagens.
- Se possível, não carregue muito peso, visto que o excesso de carga vai exigir que o motor trabalhe mais para fazer o veículo se movimentar. Como consequência, há um aumento no consumo do combustível.
Gasolina ou etanol?
A Zapay também levantou este questionamento. Os dois combustíveis são bons, mas o etanol tem uma explosão maior dentro dos pistões.
Ou seja, ele faz o motor render mais, no entanto o consumo é maior. Por isso, você vê nos manuais do carro e nas medições do Inmetro que os carros têm um consumo maior com etanol, em contrapartida, ele tem uma velocidade maior.
Se você não faz questão e tanto faz um ou outro, o ideal é fazer o cálculo de quando sai mais barato abastecer com etanol.
E é bem simples: basta dividir o preço do litro do etanol pelo preço do litro da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o álcool é mais vantajoso. Se for maior do que 0,7, a melhor opção é a gasolina.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.