Fiat Fastback e Pulse Abarth usam freio a tambor atrás, mas por que?

Fiat Fastback e Pulse Abarth são equipados com freio a tambor nas rodas traseiras? Isso está certo? Qual a justificativa da montadora?

Na era em que até bicicleta de menos de mil reais tem freio a disco, a Fiat lança dois SUVs por mais de R$ 100 mil sem eles. O Fastback e o Fiat Pulse Abarth usam freio a tambor nas rodas traseiras, o que levantou a fúria de alguns usuários de redes sociais, no entanto outros saíram em defesa da montadora. 

Freio a tambor Abarth

Freio a tambor do Fiat Pulse Abarth. Foto: Divulgação/Garagem 360

Freio a tambor dos modelos da Fiat causam polêmica

O freio a tambor no eixo traseiro ainda é comum em alguns carros, como o Renault Kwid e até no VW Polo, que antes eram a disco, porém foram substituídos como uma forma das montadoras de reduzir os custos nesses modelos considerados populares. 

Mas o que pensar quando esse tipo de freio está em carros mais caros?

A Stellantis se justifica em nota “este freio traseiro à tambor é especial e completamente capaz. Ele foi desenvolvido para atender todos os atributos Abarth como eficiência e refrigeração”. 

Em outras palavras, a marca acredita que o freio a tambor atende aos critérios adotados por ela para seus dois SUVs: o Fastback, quanto para o Pulse Abarth.

Qual é o melhor? Freio a disco ou a tambor?

Apesar do freio a tambor ter uma maior vantagem e durabilidade em relação ao freio a disco, ele não oferece a mesma segurança.  Isso porque ele tem menor precisão na aplicação da força de frenagem. 

Além disso, o conjunto está mais suscetível ao superaquecimento, o que pode levar a falhas no sistema já que não consegue dissipar o calor gerado no momento das frenagens. Porém, não é algo comum, que vai acontecer no cotidiano.

freio a disco

Freio a disco é mais seguro, no entanto montadoras justificam o uso do freio a tambor. Foto: Freepik

Para alguns usuários das redes sociais e produtores de conteúdo, é até melhor o freio a tambor, uma vez que a maioria dos usuários não vai usar esses veículos para competições.

Outro ponto diz respeito a manutenção, que é mais barata nesse tipo de componente. Por outro lado, há um maior desgaste das pastilhas. 

Já outros acreditam que a empresa não está agindo de boa fé, principalmente com o Pulse Abarth. Para muitos deles, não é possível que a montadora cobre R$ 150 mil em um carro chamado de esportivo e o equipe com freio a tambor. 

Maioria dos concorrentes do Pulse Abarth e Fastback têm freio a disco

Se avaliar os demais SUVs na faixa de preço do Abarth, a maioria deles conta com freio a disco nas quatro rodas:

  • VW Nivus – R$ 127 mil
  • VW T-Cross – R$ 116.550
  • Jeep Renegade – R$ 125.990
  • Peugeot 2008 – R$ 107.990
  • Citroën C4 Cactus – R$ 105.990

Inclusive modelos mais baratos, que o Fastback, atualmente vendido a R$ 119.990. Talvez não justifique a economia de preço da Fiat, mas se for um bom condutor, que não exige muito dos freios e que não deixa de lado as revisões, não faz muita diferença, já que não vai forçar muito o sistema de frenagem.

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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