Quanto tempo demora para pegar a CNH depois da prova?
Passou no exame prático do Detran é quer saber quanto tempo é para pegar a CNH? Leia no post o prazo médio de cada estado.
Uma das etapas mais aguardadas pelos candidatos ao motorista é a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) após a realização da comprovação. Por isso, é comum a dúvida de quem passou seja “quanto tempo demora para pegar a CNH depois da prova?”
Quanto tempo demora para pegar a CNH depois da prova?
Em média 5 dias úteis, mas pode demorar um pouco mais.
Além disso, cada estado define um prazo médio para a liberação do documento digital e a entrega do documento na residência do novo condutor.
A princípio, a liberação do documento digital é mais rápida. A destaque fica por conta do estado de Sergipe, que libera a CNH digital em até 5 horas após a aprovação.
Ademais, veja a média de dias úteis alguns estados para a entrega do carteira de habilitação provisória física após a realização da prova:
Acre: 5 a 7 dias úteis
Alagoas: entre 5 a 7 dias úteis
Amapá: cerca de 5 dias úteis
Amazonas: até 5 dias úteis
Bahia: retirada em até 10 dias úteis
Ceará: 10 dias
Distrito Federal: até 15 dias
Espírito Santo: em até 5 dias úteis
Goiás (GO): entre 5 e 7
Maranhão (MA): uma semana
Mato Grosso (MT): 10 dias
Mato Grosso do Sul (MS): 3 dias úteis
Minas Gerais (MG): até 10 dias úteis
Pará (PA): até duas semanas
Paraíba (PB): até 30 dias corridos
Paraná (PR): 14 dias úteis
Pernambuco (PE): 10 dias
Piauí (PI): 10 a 15 dias
Estado do Rio de Janeiro (RJ): duas semanas
Rio Grande do Norte (RN): de 5 a 10 dias
Rio Grande do Sul (RS): 5 dias úteis
Rondônia (RO): 8 dias em Porto Velho e até 30 dias no interior.
Roraima (RR): no mínimo 15 dias úteis
Santa Catarina (SC): até 10 dias
São Paulo (SP): 5 a 10 dias úteis
Sergipe (SE): no mesmo dia da prova em até 5 horas depois da aprovação
Tocantins (TO): até 15 dias úteis.
Quanto tempo demora o processo de obtenção da CNH
A obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um processo que envolve mais de uma etapa para assegurar que os candidatos estejam preparados para conduzir os veículos de forma segura e responsável.
A primeira etapa consiste na realização dos exames médicos e psicotécnicos. Em via de regra, são obrigatórios e sua marcação deve ser feita junto a auto escola, que inicia o processo junto aos órgãos e clínicas.
A princípio, pode ser feito de imediato, após o início do processo.
A segunda etapa é o exame teórico CFC, que exige a realização do curso de 45 horas/aula. Cada instituto credenciado oferece um prazo para cumprimento, mas não varia muito.
Alguns oferecem o curso em uma semana, outros em fins de semana intercalados até completar a grade.
A terceira etapa refere-se às aulas práticas, após a aprovação no exame teórico CFC. Esse tempo pode variar, de acordo com a disponibilidade do aluno e o número de aulas realizadas. São 25 horas/ aula.
A quarta e última etapa é o exame de direção veicular. Após a realização das provas, a auto escola agenda o exame, de acordo com a disponibilidade do Detran.
Vale ressaltar que a Deliberação Contran nº 248/21 alterou o prazo máximo para a conclusão do processo para 12 meses contados a partir de 1º de janeiro de 2022. A princípio, o prazo de 18 meses foi praticado apenas durante a pandemia.
Pode te interessar: Código de segurança da CNH: onde encontrar e quando usar
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.