BYD terá novo centro de pesquisas no nordeste brasileiro

A BYD anunciou planos de criar um centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em Salvador, capital da Bahia.

Após o recente anúncio do investimento de R$ 3 bilhões destinados à construção do complexo fabril em Camaçari, na Bahia, a BYD anunciou os planos de criar um centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em Salvador, capital do Estado.

O anúncio foi feito pelo CEO da empresa no Brasil, Tyler Li, em evento que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e outras autoridades.

Conheça os planos da BYD para o centro de pesquisa na Bahia

BYD terá centro de pesquisa no Nordeste brasileiro; confira novidades

O CEO da BYD, Tyler Li e o governador Jerônimo Rodrigues anunciam investimento na Bahia (Foto: DIvulgação/BYD)

Um dos principais objetivos da montadora chinesa com o centro de pesquisa será desenvolver tecnologia para um motor híbrido flex, visando ao uso o etanol conjugado com a propulsão elétrica.

Segundo Li, a BYD vai trazer a tecnologia para a Bahia “a fim de ajudar no processo de reindustrialização e reinvenção da indústria automotiva brasileira”.

“Nós vamos trazer nosso time de experts em engenharia para o Brasil, porque entendendo que o etanol também é um combustível de energia limpa, pesquisaremos e desenvolveremos modelos híbridos flex”, destaca o chefe da BYD no Brasil.

No evento, realizado no dia 17 de agosto, foi divulgado que no próximo mês de outubro o presidente global da BYD, Wang Chuanfu estará presente na Bahia para o evento de lançamento da pedra fundamental que marcará o início das obras do complexo de Camaçari. 

A linha de montagem será inspirada na unidade fabril de Changzhou, na China, e a montadora  quer levar ao país asiático pelo menos 100 brasileiros para treiná-los em todos os processos produtivos – que devem ter início no fim de 2024 ou começo de 2025. 

BYD terá centro de pesquisa no Nordeste brasileiro; confira novidades

BYD Dolphin é um dos modelos que a marca chinesa produzirá na Bahia (Foto: Divulgação/BYD)

Com a capacidade estimada para entregar 150 mil unidades por ano, a nova fábrica da BYD produzirá os modelos BYD Dolphin, 100% elétrico, e o SUV híbrido BYD Song Plus.

O complexo de Camaçari agregará também outras duas fábricas: uma de chassis de ônibus e caminhões elétricos para abastecimento do Norte e Nordeste do País, e outra para beneficiamento e exportação de lítio e ferro fosfato matérias-primas destinadas à produção de baterias para veículos elétricos.

Veja também: Existe algum concorrente para o SUV híbrido da BYD que faz 1.200 km com 1 carga de bateria?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA