Carros elétricos da GM poderão ser fonte de energia para casas
A GM anunciou que expandirá a tecnologia de carregamento bidirecional de veículo para casa em seu portfólio de carros até 2026.
A General Motors (GM) anunciou que expandirá a tecnologia de carregamento bidirecional de veículo para casa (V2H) em seu portfólio de carros elétricos baseados no sistema Ultium até o ano/modelo 2026.
A tecnologia permite que um carro elétrico seja utilizado como fonte de energia para abastecer uma casa ou estabelecimento comercial.
Saiba como os carros elétricos da GM podem gerar energia para casas
Os primeiros veículos a receber a tecnologia incluem:
- Chevrolet Silverado EV RST 2024
- GMC Sierra EV Denali Edition 1 2024
- Chevrolet Blazer EV 2024
- Chevrolet Equinox EV 2024
- Cadillac Lyriq 2024
- Cadillac Escalade IQ
A tecnologia V2H agrega valor adicional aos motoristas, que poderão transferir a energia de seus veículos elétricos (EVs) para uma casa devidamente equipada sempre quando isso seja necessário – em casos como o apagão de energia que assolou o Brasil nesta segunda-feira (15), por exemplo.
Quando um carro elétrico está sendo carregado, a eletricidade de corrente alternada (AC) da rede é convertida em corrente contínua (DC) para que possa ser usada pela bateria do carro.
Isso é feito por um conversor localizado no carro ou no carregador. Esse é o carregamento unidirecional, no qual a energia flui em via única da rede elétrica para o carro.
A tecnologia V2H é, em essência, um carregamento que ocorre em via dupla. A energia flui da rede para o carro elétrico e também pode ser enviada de volta do veículo para a rede ou para alimentar uma casa ou escritório.
Dessa forma, o EV se transforma numa espécie de banco de energia portátil (power bank), como aquele usado para carregar dispositivos eletrônicos pessoais.
No caso dos carros elétricos, os ‘dispositivos’ alimentados são bem maiores – pode ser a sua máquina de café espresso, a sua casa ou a própria rede elétrica.
Carros elétricos serão mais atraentes, diz GM
No dia a dia, o carregamento bidirecional permite que os consumidores armazenem e transfiram energia para ajudar a compensar as necessidades de eletricidade durante os dias com pico de demanda, ou mitigar o impacto de ocasionais quedas de energia.
Na visão da GM, essa característica torna a transição para um futuro totalmente elétrico ainda mais atraente.
“O crescente ecossistema de soluções de gerenciamento de energia da GM Energy ajudará a acelerar a visão da GM de um futuro totalmente elétrico, expandindo ainda mais o acesso a ainda mais benefícios que os EVs podem oferecer”, disse Wade Sheffer, vice-presidente da GM Energy – unidade de negócios da montadora estadunidense voltada a soluções energéticas para EVs.
Nos EUA, os clientes poderão aproveitar a tecnologia V2H em EVs da GM compatíveis por meio do GM Energy Cloud, uma plataforma de software que permitirá aos usuários gerenciar a transferência de energia entre o carro elétrico e a residência.
Com o carregamento bidirecional, a GM visa aproveitar o poder de suas baterias Ultium para introduzir novas tecnologias e recursos inovadores para clientes residenciais. A montadora, porém, ainda não divulgou a data de lançamento de seus carros elétricos com V2H.
Com o Ultium, a GM corre para superar a concorrência. Empresas como as sul-coreanas Hyundai e Kia já oferecem nos mercados globais carros elétricos dotados da inovadora tecnologia de carregamento.
No ano passado, a Nissan chegou a fazer uma demonstração no Brasil, com o Nissan Leaf 2023. A japonesa já comercializa o V2H na Europa, além do Japão.
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Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.