CET promove atendimento virtual para regularização do licenciamento 2023

CET está realizando um mutirão virtual de atendimento para regularização do Licenciamento 2023, que tem vencimentos no final do mês.

Com o objetivo de facilitar o acesso dos proprietários de veículos aos serviços de trânsito, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) está realizando um mutirão virtual de atendimento para regularização do Licenciamento 2023.

A iniciativa é promovida pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), e ficará disponível até o final de agosto.

Saiba como obter o atendimento virtual para regularização do licenciamento 2023

CET promove atendimento virtual para regularização do licenciamento 2023

Parte dos veículos registrados em Minas têm o Licenciamento 2023 vencendo neste mês (Foto: Gil Leonardi/Agência Minas)

As datas para início da exigência do documento que comprova o licenciamento 2023 – o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) – foram anunciadas pelo governo mineiro em julho. Os prazos foram definidos de acordo com o número final das placas de identificação. 

Confira o calendário do Licenciamento 2023 em Minas Gerais:

  • Finais 1, 2 e 3 – até 31 de agosto;
  • Finais 4, 5 e 6 – até 30 de setembro; 
  • Finais 7, 8, 9 e 0 – até 31 de outubro.

O chefe de trânsito da CET-MG, Lucas Vilas Boas, explica que o atendimento online dará a oportunidade para que o proprietário de veículos identifique pendências e obtenha soluções de forma rápida, segura e sem a necessidade de deslocamento até um ponto presencial de atendimento.

“Essa iniciativa demonstra o compromisso do Estado em oferecer soluções inovadoras e acessíveis, visando facilitar a vida do cidadão e, ao mesmo tempo, regularizar os veículos que estão registrados Minas Gerais”, afirma Vilas Boas.

O atendimento virtual

Para realizar o serviço, basta acessar o site da CET-MG, clicar na opção “Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado” e preencher o formulário eletrônico com as informações do veículo. Logo em seguida, o sistema informará todas as eventuais pendências para a emissão do licenciamento.

Caso as dúvidas sobre o licenciamento 2023 permanecerem, o proprietário poderá realizar uma ligação de vídeo para falar com um atendente, que vai auxiliar sobre os procedimentos necessários para a regularização do veículo, além de ajudar na emissão de guias de pagamento.

O atendimento virtual funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

Para ter acesso ao CRLV-e 2023, além da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), é necessário quitar o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor deste ano (IPVA 2023) e eventuais multas, além de pendências anteriores.

O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas.

Como acessar o CRLV-e

CET promove atendimento virtual para regularização do licenciamento 2023

Após quitação do licenciamento 2023, CRLV-e atualizado fica disponível no app CDT (Foto: DIvulgação/Senatran)

Para quem já efetuou o pagamento dos tributos e não possui pendências, a impressão do CRLV-e pode ser feita diretamente no site da CET-MG, na aba “Veículos”, clicando em “documentos de veículos”.

Para acessar o documento, basta informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ.

A impressão deve ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code.

O CRLV-e também fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado em smartphones com sistema operacional Android ou iOS.

Nesse caso, o motorista fica dispensado de carregar a cópia impressa do documento que comprova o licenciamento 2023.

Aproveite e veja: CRLV 2023: MG divulga datas para exigência do licenciamento do veículo

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA