IPVA vai ficar MUITO mais barato para quem tem esse tipo de carro após reforma

A reforma tributária vai alterar impostos sobre o consumo e a propriedade, podendo deixar o IPVA muito mais barato para alguns carros.

Aprovada na Câmara dos Deputados na última sexta-feira (7), a reforma tributária vai alterar a cobrança de impostos sobre o consumo e a propriedade. Entre esses tributos inclui-se o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). 

Veja quais carros podem ter o IPVA mais barato com a reforma tributária

O imposto “poderá ter alíquotas diferenciadas em função do tipo, do valor, da utilização e do impacto ambiental”, segundo diz o texto. Assim o IPVA tende a ficar mais barato para alguns carros.

Atualmente, o tributo incide apenas sobre veículos automotores terrestres. Pelo texto aprovado, o imposto agora passa a incidir, além de carros, caminhões e ônibus, sobre veículos aquáticos e aéreos. Isso inclui iates, jet-skis e lanchas, e pequenas aeronaves como jatinhos. 

Continuam isentos do IPVA aeronaves de prestação de serviços a terceiros (táxi aéreo e transporte de cargas), embarcações de empresas que atuem no serviço de transporte aquaviário (como balsas e catamarãs), embarcações utilizadas em pesca (artesanal, científica, industrial, subsistência) e plataformas que se movem na água por meios próprios (como plataformas de petróleo).

IPVA vai ficar MUITO mais barato para quem tem esse tipo de carro após reforma

O IPVA para carros elétricos pode ficar bem mais barato (Foto: Freepik)

Imposto progressivo

O IPVA também passará a ser um imposto progressivo, com base no impacto ambiental do veículo e no seu preço. Em vez de uma alíquota fixa para todos, os contribuintes passarão a pagar conforme o valor de mercado: quanto mais barato o carro, menor o imposto a ser pago. 

Por sua vez, os proprietários de veículos de baixa emissão de poluentes, como os carros elétricos e aqueles movidos a gás natural veicular (GNV) também pagarão um IPVA mais barato.

A reforma tributária

A reforma tributária, como é conhecida a proposta de emenda à constituição (PEC) nº 45/2019, recebeu, na Câmara, 382 votos favoráveis e 118 votos contrários no primeiro turno e 375, e 113 contra, no segundo.

O texto – um substitutivo apresentado pelo relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) – agora segue para o Senado Federal, onde só deve ser votado após o recesso parlamentar, que está previsto para ocorrer entre os dias 18 a 31 de julho.

IPVA vai ficar MUITO mais barato para quem tem esse tipo de carro após reforma

O deputado Aguinaldo Reibeiro, relator da reforma, na apresentação do seu substitutibo (Foto: Vinicius Loures/Agência Câmara de Notícias)

A proposta de reforma prevê que o novo sistema tributário seja implantado gradualmente até 2033. Após definitivamente aprovada, vários pontos ainda terão de ser regulamentados por Lei Complementar. Portanto, ainda não se sabe a partir de quando as novas regras do IPVA passarão a valer.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA