Este SUV é premiado pela imprensa, mas pouco considerado pelo público
Mesmo bem quisto pela imprensa, este SUV ainda não vingou no Brasil. Confira o índice de vendas do modelo que foi destaque em 2022.
O que um carro precisa ter para ser bem avaliado pelo público: conforto, tecnologia, itens de segurança, espaço, design atraente? Mesmo bem quisto pela imprensa, este SUV ainda não vingou no Brasil. Confira.
SUV bem avaliado, mas mal em vendas
Quando o ano de 2023 se aproximava a imprensa automotiva buscava antecipar quem seriam os carros mais promissores nas distintas categorias como faz todos os anos.
Foi nesse momento que o Kia Sportage surgiu como o principal modelo entre os veículos premium para este ano pela premiação do Autoesporte.
Além disso, o utilitário esportivo, foi apontado como o principal SUV médio para o mercado brasileiro pelo Prêmio UOL.
Sendo assim, uma coisa parecia certa para 2023: o Kia Sportage seria uma das principais atrações do mercado nacional. Porém, não foi bem isso que aconteceu.
Sportage decepciona em 2023
Se anteriormente a realidade em volta do Kia Sportage apontava para um futuro promissor, com o ano de 2023 chegando quase a metade, o que se viu até o momento não correspondeu ao esperado.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Kia Sportage emplacou em maio 108 unidades em todo o país.
Para se ter uma ideia, um dos seus principais concorrentes entre os modelos premium, o Caoa Chery Tiggo 7, teve resultado mensal mais de cinco vezes superior, com 582 unidades comercializadas.
Outro adversário que deixou o Kia Sportage para trás, desta vez entre os SUVs médios, foi o Mitsubishi Eclipse Cross, com 211 emplacamentos em maio.
Além disso, tanto Tiggo 7, quando Eclipse Cross e até mesmo o Chevrolet Equinox, outro concorrente entre os SUVs médios possuem desempenho melhores que o Sportage no ano.
Detalhes do Kia Sportage
O Kia Sportage foi consagrado o SUV médio de 2022, entre outros motivos por sua motorização Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V.
O propulsor é capaz de gerar 180 cv de potência máxima combinada além de 27 kgfm de torque e câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT.
Segundo dados do Inmetro, essa motorização é capaz de desempenho médio de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada com gasolina.
Itens de série
Mais um ponto positivo do modelo é o sistema de segurança adaptativa ADAS, com diversos itens de seguranças modernos, entre elas:
Alerta de fadiga do condutor, alerta de colisão por ponto cego, assistente de permanência e centralização na faixa e prevenção de colisão frontal, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.