O que aconteceu com ele? De líder da categoria para fora do top 10

A alteração mais impactante no setor automotivo recentemente foi a desse hatch, que saiu da liderança para 14º no ranking geral. Confira.

O ano de 2023 vai se aproximando da metade e o setor automotivo, dinâmico como é, apresenta mudanças em relação a 2022. A alteração mais impactante, porém, é a desse modelo que saiu de líder de sua categoria para 14º no ranking geral. Confira.

O que aconteceu com ele? De líder da categoria para fora do top 10

Principal modelo da Hyundai sai do top 10 de veículos mais vendidos (Foto: Divulgação)

De líder da categoria para fora do top 10

O Hyundai HB20, um dos hatches mais famosos do país e classicamente um dos rivais mais duros do atual líder do segmento Chevrolet Onix, o HB20 não vive os mesmos dias de glória de outrora.

Apesar de ainda ser o principal veículo da Hyundai no país em 2023 com o 5º lugar geral no acumulado do ano até aqui, o HB20 não foi bem em vendas no mês de maio, de acordo com o desempenho de emplacamentos que se acostumou a ter no país.

Tal histórico positivo de aproveitamento fez com que o Hyundai HB20 saboreasse o gosto da liderança entre os hatches por alguns meses no ano passado, superando Onix e cia, o que parece cada vez mais distante de se repetir.

O que aconteceu com ele? De líder da categoria para fora do top 10

Maio não foi dos melhores meses para o HB20 em vendas a varejo (Foto: Divulgação)

Fora do top 10

De acordo com dados periódicos divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Hyundai HB20 registrou em maio 4.245 emplacamentos. 

Os números fizeram com o que o modelo mais relevante da montadora coreana no Brasil ficasse em 4º lugar entre os hatches e 14º no ranking geral, entre todas as categorias.

Tais registros tiraram também a condição de modelo mais comercializado da Hyundai no período, posto perdido em maio para o utilitário esportivo (SUV) Creta, com 5.268 vendas, desempenho 24% maior.

O que aconteceu com ele? De líder da categoria para fora do top 10

Interior do Hyundai HB20 (Foto: Divulgação)

Motivos da queda

Um dos motivos mais atribuídos do declínio do Hyundai HB20 se dá por grande parte de suas comercializações terem o perfil de vendas diretas, como locadoras, por exemplo. 

Tal característica, por não compreender as vendas para o público final, compromete o resultado do HB20 na lista geral de emplacamentos de entidades com a Fenabrave.

Como a própria associação alerta, este tipo de venda evidencia atualmente um aumento percentual por uma queda mais significativa nas vendas a varejo (para o público final), que estão, naturalmente, mais suscetíveis às oscilações do mercado.

Desta forma, o perfil de compradores do Hyundai HB20 tem sido cada vez mais mesclado, o que modifica a análise em comparação com os demais.

Para se ter uma ideia, em maio de 2023, praticamente 43% das vendas de automóveis no país foram as chamadas ”vendas diretas”, para CNPJ, ou seja, locadoras, frotistas, concessionárias e etc.

O que aconteceu com ele? De líder da categoria para fora do top 10

Qual seria o caminho para o Hyundai HB20 voltar ao topo do ranking nacional? (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA