Atitudes e dicas que preservam a vida no trânsito
Maio amarelo conta com uma série de ações para conscientizar motoristas e preservar a vida no trânsito. Entenda!
Maio Amarelo é o mês de conscientização para preservar a vida no trânsito. É marcado por várias ações dos órgãos públicos, mas as organizações privadas também desenvolvem abordagens. Dessa vez, três empresas se juntaram para criar um conteúdo especial para alertar os condutores e proprietários de carros quanto a importância do tema.
Vamos preservar a vida no trânsito
A seguir, as práticas e ações que podem ajudar a reduzir acidentes e melhorar a qualidade do trânsito como um todo:
Mantenha as revisões em dia
O Zul+, da Estapar, é um aplicativo criado para facilitar a vida de quem dirige. Pensando na segurança, o app oferece a possibilidade de registrar as revisões do veículo, indicando as peças que foram trocadas e em quais datas. Assim, com a correria do dia a dia, o motorista não corre o risco de esquecer a data da próxima revisão.
As revisões regulares do carro ajudam a evitar acidentes, visto que permite a detecção de problemas mecânicos ou elétricos que possam comprometer o desgaste dos pneus, falha nos freios, entre outros.
“A manutenção preventiva garante o melhor funcionamento dos componentes de segurança do veículo. Por exemplo, uma suspensão com problemas pode impactar na dirigibilidade do carro e aumentar os riscos de uma colisão”, aponta Luiz Bonini, Chief Growth Officer da Turbi, plataforma 100% digital para aluguel de carros.
Mantenha uma atitude positiva no trânsito
A Klubi, administradora de consórcios, também fez uma campanha juntamente com o piloto Luiz Razia em seu canal no Youtube.
O piloto destaca que muitas mortes no trânsito poderiam ser evitadas com uma mudança de atitude: “Nos nossos conteúdos, alertamos sobre as principais causas de acidentes atualmente, como o uso do celular, revisão do carro, sinalização, regras de trânsito, embriaguez ao volante e a importância do uso do cinto de segurança, que é um dos maiores potencializadores da gravidade dos acidentes”, ressalta Razia.
Todos devem participar
Cada um tem seu papel no trânsito. Cabe aos órgãos públicos educar e conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da segurança no trânsito e investir em infraestrutura de mobilidade urbana, como ciclovias e transporte público de qualidade, mas também é importante o empenho de cada um.
Para o Razia, todas as marcas que operam direta ou indiretamente com o setor automotivo deveriam atuar em prol do Maio Amarelo. Com a contribuição de todos é possível tornar o trânsito mais seguro e evitar mortes e lesões.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.