Feriado de Tiradentes: veja como fica o rodízio veicular em São Paulo
Confira como fica o rodízio veicular, as faixas de ônibus, as ciclofaixas de lazer e o Minhocão durante o feriado de Tiradentes em São Paulo.
Nesta sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, haverá alteração no horário de funcionamento de alguns serviços administrados pela prefeitura de São Paulo, afetando o trânsito na cidade. Confira como será o funcionamento do rodízio veicular, das faixas de ônibus, das ciclofaixas de lazer e do Minhocão.
Rodízio veicular em São Paulo tem alteração no feriado de Tiradentes
Às sextas-feiras, segundo as regras do Rodízio Municipal de Veículos, não circulam na região do centro expandido da capital paulista, das 7h às 10h e das 17h às 20h, os automóveis com placas finais 9 e 0, assim como caminhões e ônibus de fretamento têm restrições de circulação. Porém, o rodízio de carros não vigora nesta sexta-feira, assim como:
- A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
- A Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);
- As faixas exclusivas de ônibus também estarão liberadas.
Minhocão terá programação de lazer
O Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) estará fechado à circulação de veículos durante todo o feriado. O acesso ao público estará liberado das 7h às 21h45.
A população contará com tapetes de ioga, barras de street para patins e skate, poderá utilizar o tabuleiro de xadrez, e também bancos e espreguiçadeiras. Segurança terceirizada, com controle de acesso nas alças do Minhocão, assim como serviço de limpeza, monitores, banheiros químicos, lixeiras, sinalização, brigadistas e ambulância para atendimento médico integram a estrutura do local.
Ciclofaixas de lazer restringem o trânsito na sexta-feira e no domingo
As ciclofaixas de lazer funcionarão no dia do feriado e também no domingo (23), como já é tradicional, das 7h às 16h, influindo no trânsito da cidade. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito recentemente concluiu o processo de concorrência que garante a operação aos domingos e feriados e o Consórcio Moove-SP foi o vencedor da licitação. O contrato tem vigência de dois anos e investimento de R$ 83,4 milhões pela Prefeitura.
A empresa cuidará do planejamento, gestão e operação de todos os trechos que compõem os 114 km de extensão de ciclofaixas de lazer. Além de faixas de vinil e banners de sinalização, o Moove-SP deverá segregar as vias que compõem os trechos com cones, supercones, cavaletes, banquetas e guarda-sóis. O objetivo é garantir um espaço seguro destinado aos ciclistas. Também serão mantidos 500 orientadores de travessia, para proporcionar mais segurança a todos os usuários das vias durante os períodos de ativação.
São nove os trechos de ciclofaixa de lazer:
- Trecho Paulista – Jabaquara (18.616 metros)
- Trecho Paulista – Centro (16.204 metros)
- Trecho Jabaquara – Pq. Ibirapuera (10.252 metros)
- Trecho Pq. Ibirapuera – Pq. do Povo (7.902 metros)
- Trecho Pq do Povo – Pq. Villa Lobos (15.018 metros)
- Trecho Pq. Ibirapuera – Sumaré (8.542 metros)
- Trecho Zona Oeste – Pq do Povo (10.174 metros)
- Trecho Zona Norte (8.316 metros)
- Trecho Zona Leste (19.104 metros)
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.