Número que pode cruzar o Brasil: Jeep atinge marco histórico em produção local

A Jeep atingiu um marco histórico em produção local de veículos no Brasil, história que tem a fábrica de Goiana-PE como protagonista.

O dia 4 de abril (4/4), é mundialmente conhecido como o Jeep Day, em referência a tração 4×4, que é um símbolo da marca. Um dia especial para o qual a marca sempre reserva uma comemoração. Neste ano, a celebração foi programada para o Brasil, mais precisamente em Pernambuco. A Jeep aproveitou para também festeja um marco histórico em produção local. 

Jeep atinge marco histórico em produção no Brasil

Jeep atinge marco histórico em produção local

Fábrica da Stelantis em Pernambuco já produziu 1 milhão de SUVs da marca Jeep (Foto: Divulgação/Stellantis)

A Jeep atingiu neste ano o marco histórico de 1 milhão de veículos fabricados no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco. Fabricado no fim do mês de março, o milionésimo SUV foi o Commander, o primeiro Jeep 100% desenvolvido no Brasil.

De acordo com a marca, se enfileirar todos os modelos da Jeep já produzidos em Goiana, é possível cruzar o Brasik e fazer uma linha reta do Monte Caburaí, em Roraima, ao Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul, dando um total de 4.394 km.

Na unidade pernambucana são fabricados os SUVs Renegade, Compass e Commander, além de outros modelos da Stellantis. “Presença constante nas ruas brasileiras, eles são a grande razão da liderança da Jeep entre os SUVs no Brasil nos últimos 7 anos. Chegar ao número de 1 milhão de unidades da Jeep produzidas em oito anos demonstra o enorme sucesso dos modelos da marca no mercado brasileiro”, comemora a Stellantis. 

Essa trajetória foi iniciada em fevereiro de 2015, quando um canavial se transformou em uma fábrica automotiva das mais modernas do mundo. Foi ali na zona rural de Goiana que a Jeep resgatou a sua história de produção nacional.

Também em 2015 – mas no mês de março – a Jeep lançou o primeiro veículo fabricado em Goiana, o Renegade, que logo se tornou uma referência, revolucionando todo o segmento com seu design icônico, estilo, robustez e versatilidade e conquistando o prêmio de Carro do Ano 2016 da revista Autoesporte. Sucesso traduzido, entre outros aspectos, em seu volume de produção, com 538.845 unidades até o final de março.

No ano seguinte, a segunda geração do Jeep Compass passou a ter produção nacional. O Compass chegou ao mercado brasileiro com o propósito de ampliar a categoria dos SUVs médios, na qual a marca lidera desde então. Além disso, foi o SUV mais vendido no geral em 2017 e 2018. O modelo é responsável por 420.071 unidades produzidas.

Em 2021, a marca entrou, no País, no segmento de SUVs grandes com o Commander, o primeiro Jeep 100% desenvolvido no Brasil. O volume de produção do Commander também impressiona, com 41.084 unidades produzidas até o final de março. Um número expressivo na categoria em que o modelo de 7 lugares está posicionado.

Os primórdios da produção nacional da Jeep

Jeep atinge marco histórico em produção local

O Jeep Willys inaugurou a produção da marca no Brasil (Foto: Divulgação/Stellantis)

A história da Jeep no Brasil vem de longa data, desde fim dos anos 1940, com a produção de unidades no sistema CKD – pelo qual o carro chega num kit de peças não montadas – na fábrica da Willys Overland, em São Bernardo do Campo-SP, e também em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, nas décadas de 1950 e 1960.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA