“Pagando para trabalhar”: confira relato de motorista da Uber sobre as taxas do app
Recentemente, a prefeitura de SP lançou seu novo app de transporte. Assim, a Uber voltou a ser tema de destaque entre os motoristas.
Desde que a prefeitura de São Paulo lançou seu novo app de transporte individual o tema sobre as condições de trabalho dos motoristas do segmento voltou a ser bastante discutido e a Uber ganhou papel de destaque.
Colaboradores da Uber alegam condições difíceis
Desde que surgiu no Brasil em 2014, a Uber logo se transformou na principal alternativa de transporte individual e impulsionou o segmento.
Desta forma, a evolução também trouxe o alavancamento de discussões a respeito do modo operacional, mais precisamente na forma como a empresa administra seus parceiros.
Levando em conta que vários fatores são considerados para a produção de uma renda como motorista parceiro da Uber, os rumos que as taxas da empresa tomaram têm preocupado os motoristas.
Desta maneira, a taxa de até 40%, é o principal fator para descontentamento, como alega Davi Santana de Oliveira, 23 anos, motorista da Uber em São Paulo:
”Já tem gente falando que vai sair, porque os outros aplicativos estão rendendo bem mais que a Uber para o motorista. A taxa que eles cobram é um absurdo. Tem corrida que eu vejo e penso que estou pagando para trabalhar”.
No entanto, nem tudo é ruim segundo Davi, que defende a variedade de opções de trabalhos na plataforma.
Segundo ele, em questão de opções, a Uber ”tem bastante corridas” para o motoristas parceiro.
Mesmo assim, ele acredita que isso não será suficiente para manter os colaboradores, influenciados pela ampliação do mercado.
Conhecidamente, a Uber possui uma taxa de cobrança principal disponível que pode chegar até 40% de acordo com a rota a critério do motorista.
App da prefeitura promete concorrer com principais apps de transporte individual
Lançado inicialmente em São Paulo no início do mês, o MobizapSP é uma plataforma de transporte de passageiros individual administrada pela gestão municipal.
A princípio, o novo app promete repassar até 90% do valor da viagem ao motorista cadastrado na plataforma, o que sem dúvidas deve chamar a atenção do segmento.
O MobizapSP estreou na última semana na capital paulista. Segundo a prefeitura, o app chega com o objetivo de promover preços e condições mais acessíveis ao público.
Para realizar o cadastro na plataforma é preciso baixar o app Mobizap SP Passageiro, disponível para os sistemas IOS e Android.
Após isso, é só preencher as informações pessoais para começar a usar.
Política de pagamentos da Uber
A maior empresa de transporte por aplicativo individual do Brasil estima que seu motorista parceiro pode ganhar R$ 1.700 por semana em uma carga horária de 50 horas.
A informação está disponível em destaque no site da empresa para o país.
No entanto, é preciso deixar claro que o ganho segue condições implícitas nos termos de parceria.
Ou seja, ao se cadastrar na plataforma, o motorista fica ciente que a estimativa não inclui custos de responsabilidade própria (aluguel de carro, por exemplo), combustível e manutenção, entre outros.
Para mais informações, acesse o site oficial da Uber e fique por dentro da política da empresa.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.