BMW abre fábrica em Santa Catarina para visitação, mas cobra por isso
A BMW abre sua fábrica de automóveis em Santa Catarina para visitação, mas cobra pela entrada; saiba quanto custa o passeio
O BMW Group Brasil está com a agenda aberta até junho de 2023 para os interessados em visitar a fábrica de carros da empresa em Araquari, Santa Catarina. O programa ‘Por Dentro do BMW Group Brasil’ consiste em um tour de até três horas pela planta catarinense e pode ser realizado de segunda a sexta-feira (exceto feriados), às 9h ou às 13h.
O curioso dessa ação de marketing é que o cliente tem de pagar para receber as informações sobre como a empresa fabrica os seus produtos: para fazer a visita, é preciso comprar um ingresso com preços a partir de R$ 190. Outras marcas, como Toyota e Volkswagen, realizam programas gratuitos de visitação.
Saiba como funciona a visitação à fábrica da BMW em Santa Catarina
Na visita, os participantes conhecem de perto o cotidiano da fábrica e cada detalhe da produção dos veículos. Um guia especializado explica as etapas de carroceria, soldagem e montagem dos carros da marca enquanto os visitantes acompanham em tempo real os processos de fabricação. Ao final, os participantes podem fazer um teste prático na pista interna em um veículo BMW com piloto especializado na direção.
Segundo a marca alemã, o passeio foi desenhado não só para os apreciadores da marca, mas também para amigos, casais e famílias com crianças a partir de dez anos. “Quem tiver curiosidade de conhecer de perto a excelência com que são produzidos os veículos BMW ou buscar um passeio diferente e interessante, vai gostar de visitar a fábrica”, comenta Adonai Filho, diretor da Serra Verde Express, empresa que organiza a visitação.
Todas as informações sobre o programa de visitas “Por Dentro do BMW Group Brasil”, assim como a aquisição de ingressos, podem ser consultadas no site Visita BMW.
Veículos fabricados na unidade
Num terreno de 1,5 milhão de metros quadrados, a fábrica do BMW Group em Araquari tem 112.893 metros quadrados de área construída e não passa despercebida por quem transita pela BR-101. A infraestrutura local abriga processos de pintura, carroceria, soldagem, montagem, qualidade e logística, como também laboratórios, prédios administrativos e auxiliares.
Na fábrica são produzidos para o mercado brasileiro os modelos BMW X1, X3 e X4 e Série 3. A capacidade de produção é de até 32 mil veículos ao ano.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.