Audi prepara SUV elétrico 4×4 para competir com Defender e Classe G

A Audi irá lançar um SUV elétrico com tração 4x4 para concorrer com os futuros Defender e Classe G eletrificados; saiba mais

A Audi já pensa em um novo SUV elétrico com tração 4×4. O modelo deverá ser desenvolvido sobre a mesma base dos carros da Scout e será uma resposta da marca para as futuras versões a bateria dos modelos Land Rover Defender e Mercedes-Benz Classe G.

Veja os detalhes do Audi Activesphere, quarto conceito da montadora apresentado que tem 600 km de autonomia

Conceitos apresentados pela marca dos quatro anéis podem inspirar futuro modelo (Foto: Divulgação/Audi)

Novo SUV elétrico 4×4 da Audi deve surgir em 2027

A Audi já está se preparando para desenvolver o próximo SUV elétrico de seu portfólio. Nesse caso, o novo modelo deverá ter estilo inspirado por conceitos como o AI:Trail, de 2019, e o Activesphere, apresentado na última semana.

O novo modelo seria uma resposta da marca dos quatro anéis ao Land Rover Defender e ao Mercedes-Benz Classe G, que terão versões 100% elétricas nos próximos anos. As informações foram reveladas pela Autocar.

Ainda de acordo com o portal, o novo veículo não deve usar a plataforma PPE, desenvolvida em conjunto com a Porsche. No lugar dela, o modelo deve compartilhar a mesma base com os veículos da Scout, marca de carros elétricos off-road do Grupo VW que terá atuação exclusiva no mercado norte-americano. As expectativas são para que o novo modelo entre em produção em meados de 2027.

E válido lembrar que o Grupo VW já prepara uma nova base de carros elétricos, a SSP, que poderá ser usada por todas as marcas do grupo, como Volkswagen, Porsche, Audi e até mesmo a Scout.

Porém, a base apresentada em 2021, e com previsão inicial de ser utilizada a partir de 2026, só deve começar a ser produzida a partir de 2028, após alguns adiamentos no processo de desenvolvimento, o que descartaria sua aplicação no próximo modelo da Audi.

A Audi lançará um SUV elétrico baseado nos conceitos apresentados pela marca dos quatro anéis

Novo SUV elétrico vai compartilhar plataforma com os veículos da marca Scout (Foto: Divulgação/Audi)

Conforme apurado pelo portal de imprensa europeu, o novo modelo deve usar um conjunto de baterias desenvolvido pela Magna, empresa canadense que já desenvolve materiais para o Classe G elétrico e também deve ser a fornecedora que conjunto que alimentará os modelos da Scout.

Estimativas apontoam que o novo SUV elétrico da Audi com tração integral e capacidade para o fora de estrada deve ter uma produção média de 50 mil automóveis por ano, o que faria dele um veículo com foco global.

Os conceitos que podem inspirar novo modelo

O próximo SUV elétrico off-road da marca dos quatro anéis pode ter itens compartilhados com o AI:Trail, apresentado em 2019. Trata-se de um conceito com quatro motores elétricos, sistemas de direção assistida e automatizada e tração integral permanente, que, de acordo com a marca, é capaz de atravessar trechos alagados em até meio metro de profundidade.

Já a segunda inspiração do próximo veículo pode ser o Audi Activesphere, um SUV cupê que tem capacidade de se transformar em picape e possui autonomia de 600 km.

O conceito tem um módulo de bateria posicionado entre os eixos, com 100 kWh de capacidade, para alimentar os motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro. Eles rendem ao modelo com tração nas quatro rodas uma potência total de 442 cv (325 kW) e torque de 73,4 kgfm.

Audi Activesphere

Activesphere tem tração integral e suspensão com altura ajustável (Foto: Divulgação/Audi)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA