A Audi acaba de apresentar o quarto veículo conceito que será usado como base para o desenvolvimento dos próximos modelos da marca. Trata-se do Audi Activesphere, um SUV cupê 100% elétrico que pode se transformar em picape e tem um alcance de 600 km.
Conheça o Audi Activesphere, conceito com traços de SUV e picape
Como o quarto modelo da série, o conceito Audi Activesphere é revelado e agora integra a linha de modelos que, de acordo com a marca, servirão de base para os futuros veículos da montadora.
O modelo chega como uma proposta de SUV cupê que pode ser transformado em picape através da caçamba modular. Além disso, o veículo 100% elétrico também tem capacidade para off-road.
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Com 4,98 metros de comprimento, 2,07 metros de largura e 1,60 metro de altura, o Audi Activesphere é um SUV de grandes proporções. A distância entre eixos é de 2,97 metros, capacidade suficiente para um bom nível de conforto dos quatro passageiros do veículo.
As rodas de 22 polegadas, com pneus 285/55R22, junto com a elevada distância do solo, fazem com que o modelo passe por diversos tipos de terreno sem dificuldades. Ainda nesse sentido, a altura em relação ao solo do Audi Activesphere também é variável. Ela pode ser aumentada em 40 milímetros em relação à altura básica de 208 milímetros, ou rebaixada na mesma quantidade ao dirigir na estrada.
Tal como acontece com o seu “irmão”, o Audi Grandsphere, as portas do Audi Activesphere, que estão ligadas aos pilares A e C na frente e atrás, abrem em direções opostas; também não há pilar B aqui.
No entanto, o grande destaque fica por conta da carroceria. De primeiro momento, o conceito pode ser visto como um tradicional crossover, com traços de um SUV cupê com capacidade off-road. Porém, o modelo também pode se transformar em uma picape, graças ao compartimento traseiro modular.
A “caçamba escondida” aparece quando o segmento inferior e vertical da traseira dobra-se horizontalmente. De forma mais simples, funciona quase como uma porta de bagageiro tradicional, só que ao abrir, ao invés de a porta subir, ela desce. A Audi chama o sistema de “traseira ativa”.
Direção autônoma e realidade aumentada
O carro pode ser controlado de forma tradicional por um condutor, ou através de condução autônoma, assim como acontece com os demais modelos da linha Sphere.
Além disso, o veículo conta com um sistema de realidade mista, onde além do campo de visão do motorista e passageiros, os ocupantes também têm acesso a informações holográficas em 3D em tempo real. As exibições digitais dispensam o uso dos tradicionais sistemas de informações físicos, como central multimídia e painel de controle.
Dessa forma, o veículo adota um perfil mais minimalista em seu interior, onde o conforto e experiência do usuário são o foco. O veículo acomoda um total de quatro passageiros, onde cada um deles possui sua própria poltrona e áreas demarcadas.
Quando o conceito Audi Activesphere está dirigindo no modo autônomo, o painel, o volante e os pedais desaparecem e abre-se um amplo espaço à frente do condutor.
600 km de autonomia
Devido às suas dimensões e nível de desempenho, o conceito Audi Activesphere se presta ao uso do sistema de acionamento elétrico da Audi: o Premium Platform Electric, ou PPE, para abreviar. A plataforma PPE é projetada exclusivamente para veículos elétricos a bateria e, portanto, pode aproveitar ao máximo todos os benefícios dessa tecnologia.
O veículo conta com um módulo de bateria posicionado entre os eixos e contém cerca de 100 kWh de capacidade para alimentar os motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro do Audi Activesphere. Eles rendem ao modelo com tração nas quatro rodas uma potência total de 442 cv (325 kW) e um torque máximo de 73,4 kgfm.
As baterias rendem um alcance de até 600 km e, de acordo com a marca, graças ao desenvolvimento de uma tecnologia de carregamento de 800 volts, é possível recarregar o conceito em menos de 25 minutos.
Novos carros elétricos serão apresentados em breve
Por fim, a Audi afirma que o conceito foi construído sobre um sistema modular para produção em série. Ele está sendo desenvolvido sob a liderança da Audi em conjunto com a Porsche – ambas marcas do Grupo Volkswagen – e os primeiros veículos de produção da Audi baseados na PPE serão apresentados antes do final de 2023.