Audi Activesphere é conceito de SUV com caçamba modular de picape

A Audi acaba de apresentar o quarto veículo conceito que será usado como base para o desenvolvimento dos próximos modelos da marca. Trata-se do Audi Activesphere, um SUV cupê 100% elétrico que pode se transformar em picape e tem um alcance de 600 km.

Veja os detalhes do Audi Activesphere, quarto conceito da montadora apresentado que tem 600 km de autonomia
Com motorização elétrica, conceito tem até 600 km de autonomia (Foto: Divulgação/Audi)

Conheça o Audi Activesphere, conceito com traços de SUV e picape

Como o quarto modelo da série, o conceito Audi Activesphere é revelado e agora integra a linha de modelos que, de acordo com a marca, servirão de base para os futuros veículos da montadora.

O modelo chega como uma proposta de SUV cupê que pode ser transformado em picape através da caçamba modular. Além disso, o veículo 100% elétrico também tem capacidade para off-road.

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Com 4,98 metros de comprimento, 2,07 metros de largura e 1,60 metro de altura, o Audi Activesphere é um SUV de grandes proporções. A distância entre eixos é de 2,97 metros, capacidade suficiente para um bom nível de conforto dos quatro passageiros do veículo.

As rodas de 22 polegadas, com pneus 285/55R22, junto com a elevada distância do solo, fazem com que o modelo passe por diversos tipos de terreno sem dificuldades.  Ainda nesse sentido, a altura em relação ao solo do Audi Activesphere também é variável. Ela pode ser aumentada em 40 milímetros em relação à altura básica de 208 milímetros, ou rebaixada na mesma quantidade ao dirigir na estrada.

Audi Activesphere
Activesphere tem tração integral e suspensão com altura ajustável (Foto: Divulgação/Audi)

Tal como acontece com o seu “irmão”, o Audi Grandsphere, as portas do Audi Activesphere, que estão ligadas aos pilares A e C na frente e atrás, abrem em direções opostas; também não há pilar B aqui.

No entanto, o grande destaque fica por conta da carroceria. De primeiro momento, o conceito pode ser visto como um tradicional crossover, com traços de um SUV cupê com capacidade off-road. Porém, o modelo também pode se transformar em uma picape, graças ao compartimento traseiro modular.

A “caçamba escondida” aparece quando o segmento inferior e vertical da traseira dobra-se horizontalmente. De forma mais simples, funciona quase como uma porta de bagageiro tradicional, só que ao abrir, ao invés de a porta subir, ela desce. A Audi chama o sistema de “traseira ativa”.

Direção autônoma e realidade aumentada

O carro pode ser controlado de forma tradicional por um condutor, ou através de condução autônoma, assim como acontece com os demais modelos da linha Sphere.

Além disso, o veículo conta com um sistema de realidade mista, onde além do campo de visão do motorista e passageiros, os ocupantes também têm acesso a informações holográficas em 3D em tempo real. As exibições digitais dispensam o uso dos tradicionais sistemas de informações físicos, como central multimídia e painel de controle.

Veja os detalhes do Audi Activesphere, quarto conceito da montadora apresentado que tem 600 km de autonomia
Interior conta com sistema de realidade aumentada (Foto: Divulgação/Audi)

Dessa forma, o veículo adota um perfil mais minimalista em seu interior, onde o conforto e experiência do usuário são o foco. O veículo acomoda um total de quatro passageiros, onde cada um deles possui sua própria poltrona e áreas demarcadas.

Quando o conceito Audi Activesphere está dirigindo no modo autônomo, o painel, o volante e os pedais desaparecem e abre-se um amplo espaço à frente do condutor.

600 km de autonomia

Devido às suas dimensões e nível de desempenho, o conceito Audi Activesphere se presta ao uso do sistema de acionamento elétrico da Audi: o Premium Platform Electric, ou PPE, para abreviar. A plataforma PPE é projetada exclusivamente para veículos elétricos a bateria e, portanto, pode aproveitar ao máximo todos os benefícios dessa tecnologia.

O veículo conta com um módulo de bateria posicionado entre os eixos e contém cerca de 100 kWh de capacidade para alimentar os motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro do Audi Activesphere. Eles rendem ao modelo com tração nas quatro rodas uma potência total de 442 cv (325 kW) e um torque máximo de 73,4 kgfm.

As baterias rendem um alcance de até 600 km e, de acordo com a marca, graças ao desenvolvimento de uma tecnologia de carregamento de 800 volts, é possível recarregar o conceito em menos de 25 minutos.

Novos carros elétricos serão apresentados em breve

Por fim, a Audi afirma que o conceito foi construído sobre um sistema modular para produção em série. Ele está sendo desenvolvido sob a liderança da Audi em conjunto com a Porsche – ambas marcas do Grupo Volkswagen –  e os primeiros veículos de produção da Audi baseados na PPE serão apresentados antes do final de 2023.

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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