Honda alcança a marca de 8 milhões de motos flex produzidas no Brasil

As motos Honda atingiram o marco de 8 milhões de unidades produzidas com a tecnologia FlexOne; veja as motocicletas que têm o sistema

A Honda acaba de atingir o marco de 8 milhões de motos flex produzidas no mercado nacional. Entre elas, destaque para a CG 160 Fan, responsável por alcançar a marca. Além dela, a tecnologia FlexOne está presente em um total de oito motocicletas do portfólio da empresa; veja quais são elas.

As motos Honda atingiram o marco de 8 milhões de unidades produzidas dotadas da tecnologia FlexOne

Honda CG 160 Fan foi responsável por atingir a marca histórica na fábrica de Manaus (Foto: Divulgação/Honda)

Honda produz 8 milhões de motos com tecnologia flex no País

A Honda acaba de anunciar o marco de 8 milhões de motos com a tecnologia FlexOne no mercado brasileiro, em sua fábrica de Manaus, no Amazonas. A marca é pioneira no desenvolvimento de motos movidas a biocombustível.

Entre os modelos de maior destaque, está a Honda CG 160 Fan. Somente no ano passado, a motocicleta emplacou 383.016 unidades, e registrou um participação de 68,10% de participação na categoria de motos city, conforme os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave.

O projeto de motocicleta movida por dois combustíveis teve início no Japão, em 2009, com a participação de engenheiros brasileiros, e teve como objetivo a criação de um motor com o menor impacto possível ao meio ambiente.

A tecnologia FlexOne foi desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro e introduzida no país com a CG 150 Titan Mix. Atualmente, está presente em oito motocicletas do line up: Biz 125, CB 300F Twister, CG 160 Titan, CG 160 Fan, CG 160 Cargo, NXR 160 Bros, XRE 190 e XRE 300, que representam cerca de 60% do volume produzido anualmente.

A importância do etanol

O etanol é um combustível de fonte natural, renovável e disponível em grande escala no Brasil, além disso, durante seu crescimento, a cana-de-açúcar absorve da atmosfera o dióxido de carbono necessário para o processo de fotossíntese.

Aqui, o combustível é derivado da cana-de-açúcar, matéria-prima em abundancia no país, porém, ele também pode ser produzido a base de outras plantas e raízes, como o milho, muito usado nos EUA, aveia, arroz, cevada e trigo, por exemplo.

Além do fator sustentabilidade, veículos dotados de tecnologia flex também permitem que o condutor ou piloto tenham a possibilidade de escolha no quesito custo-benefício.

As motos Honda atingiram o marco de 8 milhões de unidades produzidas dotadas da tecnologia FlexOne

Tecnologia começou a ser aplicada em 2009 (Foto: Divulgação/Honda)

Tecnologia será exportada para as motos Honda na Índia

A tecnologia FlexOne é um diferencial brasileiro e passará a ser exportada para um dos maiores mercados do mundo, a Índia, a partir de 2023. A estratégia faz parte da visão global da empresa de alcançar a neutralidade de carbono para o segmento de duas rodas durante a década de 2040, por meio de dois pilares: a eletrificação e a evolução dos motores a combustão.

Para o mercado brasileiro, o sistema flex representa uma solução fundamental para a marca avançar rumo à neutralidade de carbono e o país é pioneiro no desenvolvimento e melhoria contínua da tecnologia bicombustível.

As motos Honda atingiram o marco de 8 milhões de unidades produzidas dotadas da tecnologia FlexOne

Marca levará a tecnologia FlexOne para o mercado indiano (Foto: Divulgação/Honda)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA