Licenciamento MT 2023: veja calendário, valor da taxa e como pagar
Detran do Mato Grosso divulgou o calendário oficial de pagamento do Licenciamento MT 2023, assim como o valor da taxa; confira
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) divulgou o calendário de pagamento do licenciamento anual de veículos para este ano, o Licenciamento MT 2023. A tabela foi publicada no Diário Oficial do Estado de terça-feira (3), assim como o valor da taxa a ser paga neste ano.
Saiba tudo sobre o Licenciamento MT 2023
O motorista precisa ficar atento, pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além da taxa anual do Detran. Para obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLV-e) atualizado, é necessário ter quitado Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do ano (o IPVA MT 2023), além de possíveis multas dos órgãos autuadores.
Se o condutor atrasar o licenciamento e for flagrado por um agente de trânsito terá que pagar multa considerada gravíssima no valor de R$ 293,47. Além disso, o automóvel poderá ficar retido no parque do Detran até o proprietário quitar a pendência.
O pagamento do Licenciamento MT 2023 vence de acordo com o dígito final da placa do veículo, começando no mês de março para as placas com dígitos finais 1, 2 e 3. Veja o calendário do Licenciamento 2023 no Mato Grosso:
- Placas final 1, 2 e 3 – vencimento em março de 2023
- Placas final 4 – vencimento em abril de 2023
- Placas final 5 – vencimento em maio de 2023
- Placas final 6 – vencimento em junho de 2023
- Placas final 7 – vencimento em julho de 2023
- Placas final 8 – vencimento em agosto de 2023
- Placas final 9 – vencimento em setembro de 2023
- Placas final 0 – vencimento em outubro de 2023
Como efetivar o Licenciamento MT 2023
Para licenciar o veículo para 2023, além do IPVA MT 2023, é necessária também a quitação de multas vencidas e da taxa do Detran-MT no valor de R$ 140. O valor do Seguro DPVAT se mantém zerado em 2023, assim como vem ocorrendo nos últimos anos.
A guia para pagamento da taxa do departamento de trânsito pode ser gerada no site do Detran-MT, na opção ‘Consulte Seu Veículo’, ou pelo aplicativo MT Cidadão. Após o pagamento, o contribuinte pode emitir, pelo mesmo site, o CRLV-e, podendo imprimi-lo em papel comum. O documento também fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito
A nova versão digital do documento é de caráter definitivo, não sendo mais emitido o licenciamento em papel moeda, o antigo “verdinho”. O documento no formato digital ou em papel comum possui o mesmo valor jurídico do antigo, com autenticidade e segurança garantidos por meio de QR Code, que está ligado à base nacional de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
No Instagram do Detran-MT, o contribuinte pode conferir o passo a passo sobre como emitir o Licenciamento MT 2023.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.