Todas as fábricas da Audi vão produzir carros elétricos a partir de 2029
A partir de 2029, todas as fábricas da Audi terão capacidade de produzir carros elétricos; veja o plano da marca para os próximos anos
A Audi acaba de anunciar que todas as fábricas da empresa terão capacidade de produzir carros elétricos a partir de 2029. É válido lembrar que a empresa já anunciou que, a partir de 2026, todos os novos veículos lançados serão elétricos, e em 2033 o portfólio da Audi não terá mais carros a combustão.
Fábricas da Audi irão produzir carros elétricos a partir de 2029
É certo que grande parte das montadoras apostam em um portfólio eletrificado para os próximo anos, e com a Audi não é diferente. A partir de 2026, a marca dos quatro anéis lançará apenas modelos totalmente elétricos no mercado global, eliminando gradativamente a produção de seus modelos de combustão até 2033.
A decisão faz parte da estratégia denominada “Vorsprung 2030”, e para isso, a marca já coloca em prática os próximos passos que a levarão ao objetivo final. Um deles é a decisão anunciada de atualizar todas as fábricas da marca para que possam produzir veículos elétricos até 2029.
Dependendo das condições locais, a produção dos restantes modelos movidos a combustão será gradualmente eliminada no início da próxima década.
Corte de gastos e otimização também fazem parte dos planos
Os planos da marca vão além da capacidade de produção de veículos elétricos em todas as unidades fabris. Otimizar tempo e reduzir custos também são questões que serão tratadas nos próximos anos.
A rede de produção da Audi pretende ser econômica, sustentável e flexível. Para garantir que a produção futura seja econômica, a Audi quer cortar os custos anuais de fábrica pela metade até 2033. Para conseguir isso, a marca dos quatro anéis planeja reduzir a complexidade de seus veículos onde não beneficiam o cliente.
Neste sentido, o desenvolvimento do veículo levará em consideração um processo de produção simplificado desde o primeiro estágio, como o planejamento, por exemplo.
No futuro, a Audi também usará outra nova solução de montagem modular independente para simplificar o processo de produção dos veículos.
Emissão zero de carbono
Não basta produzir um veículo elétrico que não emita poluentes. Outro fator que tem sido levado em consideração é a redução da emissão de carbono durante o processo de fabricação dos automóveis, projeto denominado pela Audi de ‘Mission: Zero’. O objetivo central do programa é tornar todos os locais de produção da Audi neutros em carbono até 2025. Algumas linhas de montagem da montadora já atingiram o objetivo.
O programa ambiental também aborda as áreas de eficiência de recursos e água. Nesse cenário, a Audi planeja reduzir pela metade o consumo de água em seus locais de produção até 2035. Vale lembrar que a Audi possui uma fábrica compartilhada com a Volkswagen no Brasil, em São José dos Pinhais (PR), onde atualmente é feito o SUV Q3.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.