Audi inicia a produção do novo Q8 e-tron, que virá ao Brasil

A Audi deu início, na Bélgica, à produção do novo Q8 e-tron. O SUV elétrico, que é uma versão reestilizada e com novo nome do conhecido e-tron, deverá estrear entre 2023 e 2024 no Brasil.  Saiba os detalhes a seguir.

Novo Audi Q8 e-tron começa a ser produzido em série

Audi Q8 e-tron 2024
Fábrica da Audi na Bélgica utiliza energia solar para produzir veículos elétricos (Foto: Divulgação/Audi)

A produção do novo Audi Q8 e-tron teve início no último dia 14 de dezembro, na fábrica da marca das quatro argolas em Bruxelas, na Bélgica. Produzido desde 2018 no local – até então com o nome de e-tron –, o SUV elétrico já teve 160 mil unidades entregues no mundo em quatro anos.

Como no antecessor, o Audi Q8 e-tron será entregue aos compradores como um veículo certificado com neutralidade de carbono – feito conquistado pela unidade belga ainda em 2018. A partir de 2025, todas as unidades industriais da Audi terão produção neutra em emissões. 

VEJA TAMBÉM

Entre as ações para descarbonizar a produção do SUV e de outros elétricos, a fábrica da Audi em Bruxelas adotou energia solar – proveniente de painéis fotovoltaicos instalados em uma área de 107 mil m². O volume de eletricidade gerado é equivalente à recarga de 90.000 unidades do utilitário esportivo elétrico e permite reduzir as emissões de carbono em 1,88 mil toneladas, de acordo com a marca.

Audi Q8 e-tron 2024
Audi Q8 e-tron é a 1ª reestilização do SUV elétrico e-tron (Foto: Divulgação/Audi)

Como é o SUV elétrico renovado?

Revelado em novembro, o Audi Q8 e-tron trouxe a primeira atualização de estilo para o SUV e-tron, com para-choques redesenhados, grade ampliada e o novo logotipo da Audi. O modelo terá entregas na Europa a partir de fevereiro do próximo ano, com preço inicial de 74,4 mil euros – o equivalente a cerca de R$ 386 mil na conversão direta (sem impostos).

Com duas carrocerias (SUV e Sportack), o SUV elétrico reestilizado será vendido nas versões Q8 e-tron 50, Q8 e-tron 55 e SQ8 e-tron. A configuração de maior autonomia é a intermediária, que traz motorização elétrica de 407 cv de potência (300 kW) e 67,7 kgfm de torque. O alcance é de 582 km para a carroceria SUV e de 600 km para o Sportback. 

Para o Brasil, a expectativa é que o SUV reestilizado e com novo nome estreie entre 2023 e 2024, nas duas opções de carroceria. Atualmente, a linha e-tron 2023 parte de R$ 615.990 no País.

Gustavo de Sá
Gustavo de SáGraduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar