Bajaj, marca indiana de motos, chega ao Brasil com 3 modelos; conheça
A marca indiana de motos Bajaj estreia no Brasil com cinco concessionárias e três modelos à venda; conheça as novidades da fabricante
A marca indiana de motos Bajaj finalmente revelou detalhes sobre a sua operação comercial no Brasil. Após ter confirmado, em junho último, que passaria a atuar no País, a Bajaj agora anuncia a inauguração de uma rede de concessionárias com cinco pontos de venda.
A abertura simultânea de toda a estrutura comercial e de serviços está programada para esta quinta-feira (15). Três modelos de motocicletas estarão à venda já nesta fase de lançamento da Bajaj: Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160.
Conheça a indiana Bajaj e quais motos estarão à venda no Brasil
A Bajaj é uma das maiores fabricantes de motocicletas da Índia, e uma das principais do mundo. Além dos modelos próprios, fabrica motos de marcas como KTM e Triumph, com as quais tem parceria.
No ano passado, a Bajaj vendeu 1,8 milhão de motos apenas no mercado indiano – para se ter uma ideia, as montadoras instaladas no Brasil produziram, somadas, 1,2 milhão de unidades em 2021. A marca também é a maior exportadora do país asiático. Cerca de 15% de todas as vendas internacionais da empresa têm como destino países da América Latina, como Argentina, Colômbia e Equador.
Suas motocicletas são exportadas para 79 países, dentre os quais há 17 mercados em que a marca é líder de vendas, como Colômbia, Nigéria, Egito e Filipinas. A empresa possui expertise na produção de scooters e motocicletas de baixa e média cilindradas.
Diferentemente do que ocorreu em outros países, a Bajaj não estreará no Brasil com um importador/distribuidor. A marca desembarca por aqui por intermédio de uma subsidiária própria.
“A opção por se instalar na condição de subsidiária é estratégica. Nós apostamos alto no Brasil”, afirma o diretor-executivo da Bajaj Auto Limited, Rakesh Sharma.
Para o início das operações no mercado brasileiro, a Bajaj fechou uma parceria com a Dafra Motos para a produção local de seus modelos, utilizando uma linha de montagem da empresa brasileira localizada no Polo Industrial de Manaus (PIM).
As cinco primeiras concessionárias da marca estão localizadas no Estado de São Paulo. São duas lojas na capital (na zona sul e na zona oeste), uma unidade em Santo André, uma em Jundiaí e a outra em Campinas. “Todas terão a linha completa para ser exibida aos clientes e técnicos treinados para atender os clientes no pós vendas. Esperamos já receber os primeiros pedidos e muitos agendamentos de test rides”, afirma o gerente-geral da Bajaj do Brasil, Waldyr Ferreira.
Motos Bajaj Dominar apostam na relação custo-benefício
A Bajaj aposta na boa relação custo-benefício entregue por suas motocicletas para conquistar uma fatia expressiva do mercado nacional. Todos os três modelos de motos da linha Dominar serão vendidos com uma garantia de três anos, sem limite de quilometragem.
Modelo mais acessível da marca no Brasil, a Bajaj Dominar 160 será direcionada àqueles que buscam uma alternativa ao transporte público no seu dia a dia e também aos profissionais de frete e entregadores. Claramente vai disputar mercado com as Honda CG 160. Equipada com um motor monocilíndrico de 160,3 cc, a moto desenvolve 17 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 1,48 kgfm de torque máximo a 7.250 rpm. Seu preço de venda é de R$ 18.680.
Classificada pela marca como uma ‘street premium’, a Dominar 200 tem visual imponente e bom nível tecnológico. Seu motor monocilíndrico de 199,5 cc produz 24,5 cv de potência máxima a 9.750 rpm e 1,89 kgfm de torque máximo a 8.000 rpm. Tem o preço de R$ 19.637.
Modelo topo de linha, a Dominar 400 é autenticamente uma Sports Tourer, embora seu conjunto estilístico a insira no segmento de nakeds. Segundo descreve a montadora, a moto foi “feita sob medida para pilotos que buscam a adição de componentes que maximizam o conforto em viagens”. É equipada com um motor monocilíndrico de 373,3 cc, que rende 40 cv de potência máxima a 8.800 rpm e 3,57 kgfm de torque máximo a 6.500 rpm. Está à venda por R$ 24.200.
Investimentos em marketing e pós-vendas
A Bajaj Brasil reservou “um grande investimento” em mídia para a campanha de lançamento da marca e dos modelos. Desde meados deste ano, a nova marca vem trabalhando no treinamento da equipe de vendas das primeiras concessionárias da rede autorizada. A empresa informa já ter tratativas adiantadas para inaugurar outras cinco concessionárias em 2023.
A Bajaj do Brasil chega com a promessa de prestar um dos melhores atendimentos de pós-venda do mercado. Além disso, para atender a demanda por disponibilidade de peças, a empresa conta com um Centro Nacional de Distribuição. “O compromisso é de que todos os pedidos recebidos sejam rapidamente expedidos”, afirma a empresa.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.