São Paulo retoma gratuidade nos ônibus para idosos com 60 anos ou mais
Após decisão judicial, a Prefeitura de São Paulo anunciou a volta da gratuidade nos ônibus municipais para a faixa etária entre 60 e 64 anos
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, anunciou a retomada da gratuidade nos ônibus do transporte público municipal para idosos com idade entre 60 e 64 anos. A volta do benefício, que estava suspenso desde janeiro de 2021, foi possível graças a uma decisão da Justiça e já está valendo.
Passe livre: idosos voltam a ter gratuidade nos ônibus em SP
A retomada da gratuidade nos ônibus para idosos na cidade de São Paulo foi anunciada pela Prefeitura e já começou a valer a partir desta quinta-feira (15), para pessoas com idade entre 60 e 64 anos.
Os idosos já podem viajar nos ônibus do transporte público municipal sem o pagamento da tarifa, mediante apresentação de documento oficial que comprove a idade (como RG ou CNH, por exemplo). Segundo a Prefeitura, os documentos serão aceitos nos ônibus enquanto os sistemas do bilhete único estão sendo preparados para atender aos passageiros desta faixa etária com passe livre.
Para usufruir do benefício “Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa”, é preciso fazer cadastro junto à SPTrans, comprovando residência nos municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo.
Para comunicar a decisão da retomada da gratuidade nos ônibus para idosos, a administração municipal informa que as concessionárias já foram comunicadas e as equipes da SPTrans estão na rua reforçando a informação. Já os passageiros estão sendo informados pelos canais oficiais da Prefeitura e da SPTrans na internet e por meio de mensagens nos terminais.
Retomada do passe livre ocorre após decisão judicial
A retomada da gratuidade nos ônibus, anunciada pela Prefeitura nesta quinta, foi possível após o Tribunal de Justiça de São Paulo constatar a inconstitucionalidade de medida aprovada na Câmara Municipal que acabou com o passe livre para idosos.
O transporte gratuito para idosos nos ônibus municipais estava suspenso desde 1º de janeiro de 2021, quando o então prefeito Bruno Covas (PSDB) derrubou a isenção para essa faixa etária. Desde então, apenas usuários com idade a partir de 65 anos tinham direito ao passe livre.
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.