Audi na Fórmula 1: marca expande fábrica para produzir motores em 2026
A entrada da Audi na Fórmula 1 está sendo preparada em um novo prédio em Neuburg, na Alemanha, onde serão produzidos motores para a categoria.
A Audi está ampliando sua fábrica para a produção de motores que serão utilizados na Fórmula 1 a partir de 2026. O novo espaço, denominado Competence Center Motorsport, ficará nas instalações da Audi Neuburg, na Alemanha. A entrada da Audi na Fórmula 1 está sendo preparada em um novo prédio de cerca de 3.000 metros quadrados, onde serão instaladas novas bancadas de teste para o desenvolvimento dos propulsores híbridos.
Inaugurado em 2014, o Competence Center Motorsport é considerado um dos locais de desenvolvimento técnico mais modernos da indústria. Todas as operações dos eventos esportivos são coordenadas do local.
Fábrica de motores se prepara para a entrada da Audi na Fórmula 1
A nova motorização, que está sendo desenvolvida e produzida em Neuburg, conta com um sistema de recuperação de energia, propulsor elétrico, bateria, motor de combustão altamente eficiente e transmissão. Cerca de 50% da potência será elétrica. A Audi competirá na Fórmula 1 como equipe de fábrica a partir da temporada 2026, juntamente com a parceira estratégica Sauber – equipe que utilizou motores Ferrari na temporada 2022 da Fórmula 1.
“Com o Competence Center Motorsport, temos uma base ideal para o nosso projeto de Fórmula 1”, diz Oliver Hoffmann, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico. O centro foi projetado desde o início para ser capaz de enfrentar os projetos de automobilismo mais exigentes, segundo a marca das quatro argolas.
“Com as instalações existentes, pudemos iniciar imediatamente o projeto da Fórmula 1. A expansão criará a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de nossa unidade de potência de F1 a longo prazo. Com a ampliação do prédio e a instalação de bancadas de teste de última geração, estamos dando à nossa equipe de desenvolvimento as melhores condições possíveis para ter sucesso na principal categoria do automobilismo”, afirma Hoffmann.
O novo edifício, chamado F7.2, será construído no extremo sudoeste do complexo de edifícios, em uma área anteriormente não utilizada e será conectado ao edifício F7 por meio de uma ponte fechada.
Além das bancadas de testes da unidade motriz e dos motores da Audi na Fórmula 1, haverá salas técnicas, oficina mecânica e locais de trabalho para cerca de 60 funcionários em uma área total de 3.000 metros quadrados. A conclusão da ampliação está prevista para o primeiro trimestre de 2024. Parte do novo prédio deve entrar em operação já em março do ano que vem.
O futurista Audi RS Q e-tron, com inovador sistema de transmissão para o Rally Dakar, também foi desenvolvido em Neuburg, assim como as versões do carro de corrida híbrido Audi R18 e-tron quattro, o Audi RS 5 DTM e o carro de corrida totalmente elétrico da Fórmula E.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.