Testamos: BYD Song Plus é o novo SUV híbrido que dará dor de cabeça para concorrência

O BYD Song PLus chega com bom nível de tecnologia embarcada, motorização eficiente e preço atrativo para o segmento; veja avaliação

O primeiro carro híbrido da marca chinesa no Brasil, o BYD Song Plus, chega dotado de características que o tornam forte concorrente no segmento. Além disso, o preço atrativo é um atributo difícil de combater.

BYD Song Plus DM-i chega para mostrar que brasileiro pode ter híbrido com preço competitivo

Após o lançamento de três automóveis elétricos, a BYD apresenta no mercado brasileiro o quarto elemento do seu portfólio, o Song Plus DM-i. No entanto, diferente dos veículos já lançados, ele é o primeiro da marca com tecnologia híbrida plug-in.

No entanto, não é apenas o conjunto motriz que chama atenção no carro. O design bem resolvido e o nível de tecnologia embarcada também impressionam.

Prova disso é que, logo no anúncio da pré-venda, em setembro, foram necessários apenas sete dias para que todas as 200 unidades do primeiro lote fossem esgotadas. Em seguida, um novo lote foi aberto e também logo esgotado.

Agora, após o lançamento oficial do veículo, que aconteceu no último dia 16, as unidades adquiridas serão entregues entre janeiro e março do próximo ano.

O carro chega em versão única, pelo preço de R$ 269.990, que, por mais que seja considerado alto de início, se comparado com outros modelos da mesma categoria e com autonomia e nível de equipamentos similares, como é o caso do Jeep Compass 4xe, que é vendido por R$ 347.300, o valor torna-se um diferencial positivo.

O sistema híbrido do novo SUV

O carro conta com a tecnologia híbrida plug-in DM-i. Ela é capaz de oferecer a possibilidade de condução 100% no modo elétrico, sem emissões de CO2, e quando está em modo híbrido, prioriza o uso da motorização elétrica, com o motor térmico entrando em funcionamento para auxiliar o eletrificado.

O conjunto é composto por dois motores. Um a gasolina de ciclo Atkinson com um deslocamento de 1.498 cc, injeção multiponto, quatro cilindros e 16 válvulas. Gera 110 cv de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 13,7 kgfm a 4.500 rpm.

Já o elétrico produz potência máxima de 179 cv, com torque máximo 32,2 kgfm. Combinados, eles rendem ao modelo potência combinada de 235 cv e torque de 40,7 kgfm.

O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e conta com autonomia (ciclo NEDC) 100% elétrica de 51 km com carga total da bateria; já no modo híbrido a autonomia ultrapassa os 1.000 km.

São 3 módulos de direção na tecnologia híbrida do Song Plus DM-i: modo EV, modo paralelo HEV e modo HEV série.

O modo EV ocorre quando o veículo roda em baixas e médias velocidades. É o módulo adequado para uso urbano, torna-se econômico, suave, silencioso e zero consumo de combustível fóssil.

Já o modo paralelo HEV concilia o motor à combustão, mais a geração de energia. Geralmente em baixas e médias velocidades e sob rápida aceleração, o motor e a energia da bateria juntos fornecem energia de acionamento ao motor elétrico, e também gera baixo consumo de combustível, baixo ruído, alta potência, condição muito próxima aos modelos puramente elétricos.

O BYD Song PLus chega com alto nível de tecnologia embarcada, motorização eficiente e preço atrativo

Autonomia supera os mil km (Foto: Divulgação)

E o modo HEV série, que entra em operação quando o veículo está em alta velocidade, com o motor à combustão e o elétrico cooperando de forma eficiente, impulsionando o veículo na melhor zona de trabalho e ainda economizando energia.

O novo SUV BYD conta com a bateria Blade, cuja capacidade é de 8,3 kWh, com tempo de carga total de 2,5 horas, quando utilizado um carregador AC de 3,3 KW.

BYD Song Plus DM-i tem design bem resolvido

De forma geral, o visual do carro é composto por linhas agressivas e forte assinatura óptica, mas sem exagero. A grade frontal, ressaltada por finas e tiras decorativas cromadas, também chamam atenção. Há também o acabamento em 3D nessa grande frontal que destaca ainda mais a personalidade do veículo.

Os retrovisores externos possuem ajuste elétrico, são escamoteáveis e contam com desembaçador elétrico.

Na traseira, o BYD Song Plus DM-i traz lanternas em LED conectadas. O logo “Build Your Dreams” está estampado entre elas, propiciando um toque especial. As rodas de liga leve de 19” conferem mais esportividade ao modelo.

Tamanho e capacidade

O Song Plus DM-i dispõe ainda de um dos maiores porta-malas do segmento, com 574 litros. Ele também tem 4.705 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e 1.680 mm de altura e entre-eixos de 2.765 mm.

O BYD Song PLus chega com alto nível de tecnologia embarcada, motorização eficiente e preço atrativo

Design é bem resolvido (Foto: Divulgação)

Interior focado no conforto

O interior prioriza o conforto de todos os ocupantes. Os assentos, por exemplo, se adequam ao corpo. Na frente, os bancos possuem ajustes elétricos e são dotados de aquecimento e ventilação.

Na traseira, o interior traz piso plano. Além disso, os bancos têm acabamento em tecido premium sustentável e materiais sofisticados.

A iluminação ambiente, por exemplo, pode ser configurada com 31 opções de cores. No quesito tecnológico, o carro adota painel 100% HD digital personalizável com 12,3” e central multimídia giratória Touch de 12,8”, com 9 alto-falantes.

O ar-condicionado dual zone, com regulagem de temperatura independente – configurável na tela da multimidia – e também saída para os bancos traseiros, completa a atmosfera do modelo.

O Song Plus DM-i dispõe de volante multifuncional com controles de áudio e tecnologias semiautônomas, carregamento de celular por indução, controle de estabilidade, controle de tração, assistência de partida em rampa e também descida, sensores de estacionamento, sensores de ponto cego, chave keyless para abertura e fechamento e sistema de ignição por botão, entre outros itens.

Carros híbridos

Interior do BYD Song Plus DM-i (Foto: Divulgação)

Segurança

O Song Plus DM-i conta com um sistema inteligente, como as câmeras com função panorâmica 360°. Ou seja, pode-se visualizar ao redor e observar a parte inferior do veículo, não havendo ponto cego no campo de visão.

Além disso, ele conta com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), seis airbags, assistente de permanência em faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de frenagem de emergência, sensores de pressão dos pneus e o sistema Isofix.

Como é dirigir o BYD Song Plus DM-i

O modelo realmente entrega um nível de conforto superior. O motorista não terá dificuldades de enfrentar longas distâncias com o modelo, uma vez que o assento é capaz de se adaptar ao motorista e a posição de dirigir é valorizada.

Quem já teve a experiência de conduzir um carro 100% elétrico, percebe como o Song Plus DM-i se aproxima muito mais de um veículo zero  emissão de carbono do que um movido a gasolina, seja pelo bom conforto acústico, bem como pelas respostas quase que instantâneas.

Além disso, por mais que o carro ofereça diversos equipamentos no painel de controle, todo o manuseio é simples e intuitivo, sem problemas.

No quesito segurança, o veículo também não é falho, curvas em velocidades mais altas e ultrapassagens são feitas sem dificuldades.

De forma geral, o BYD Song Plus entrega bom conjunto mecânico, de equipamentos e sem dúvidas, pode dar dor de cabeça para os demais veículos da categoria.

carros híbridos

O BYD Song Plus (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA