CRLV 2022 passa a ser obrigatório em MG; saiba como obter documento

Motoristas do estado de Minas Gerais devem ficar atentos ao prazo para apresentação do CRLV 2022; saiba como emitir o documento

 

Proprietários de veículos registrados em Minas Gerais devem ficar atentos para o prazo de exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Assim, o CRLV 2022 passa a ser obrigatório de ser apresentando a partir do próximo dia 21 de novembro. Saiba mais detalhes e como obter o documento, caso você ainda não tenha.

Emissão do CRLV requer pagamento do IPVA e outras taxas; saiba quais

Foto: FDR

Apresentação do CRLV 2022 será obrigatória em Minas Gerais a partir do dia 21

O CRLV referente ao ano de 2022 poderá ser apresentado no formato digital ou impresso. É este documento que comprova a regularidade do veículo em circulação.

Vale lembrar que, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o documento é disponibilizado na versão digital com acesso por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), e para impressão em folha de papel comum.

No caso dos mineiros, o documento pode ser impresso diretamente no site do Detran-MG ou, então, no portal de serviços do Senatran. Dessa forma, não há mais opção e a necessidade da impressão do CRLV em papel moeda, além do fato de o certificado ter deixado de entregue nos domicílios dos proprietários pelos Correios.

Outra forma de apresentar o CRLV 2022 obrigatório em Minas Gerais é por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) – que está disponível para aparelhos de telefone celular com sistemas Android e iOS.

Atenção! O Detran-MG informa que o porte do CRLV poderá ser dispensado, mas apenas no  caso de o agente de trânsito conseguir consultar o sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais. Assim sendo, a instrução é portar o documento (impresso ou de forma digital).

De acordo com o diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto, “durante as abordagens ao condutor, a fiscalização de trânsito observa os documentos de porte obrigatório, que são o CRLV e habilitação, sendo desnecessário apresentar comprovantes de pagamento das taxas e tributos”.

Saiba o que fazer caso não visualize o CRLV no CDT após o pagamento do licenciamento

é possível imprimir o CRLV (Foto: Divulgação)

Como obter o CRLV

Os proprietários de veículos que ainda não possuem o CRLV de 2022 devem acessar o site do Detran-MG, a fim de verificar se há débitos do IPVA, seguro obrigatório, Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo e eventuais multas.

Por fim, o Detran mineiro ressalta que, para mais tranquilidade dos proprietários de veículos automotores registrados no Estado de Minas Gerais, já houve a comunicação a todos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, inclusive de outros estados, por meio do Senatran, sobre o licenciamento de 2022.

Justiça determina a volta da emissão do CRLV em papel moeda, entenda os motivos

CRLV (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA