O licenciamento 2022 deve ser feito anualmente. Sem ele, o condutor fica impossibilitado de emitir um novo CRLV, veja como funciona o processo.
Como realizar o processo do licenciamento 2022 e emissão do CRLV
O licenciamento 2022 é um tributo que deve ser pago anualmente. Em relação ao valor, ele é variado de acordo com o estado em que o veículo está registrado.
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia, explica que para obter o licenciamento completo dos veículos é necessário quitar outros itens, como o IPVA, e possíveis multas, por exemplo.
VEJA TAMBÉM
Somente desta forma o automóvel estará regularizado e o proprietário poderá obter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que comprova não haver nenhum tipo de pendência com os órgãos envolvidos.
Dessa forma, após quitar os débitos do veículo, como IPVA, multas e licenciamento, o contribuinte estará apto a emitir o CRVL.
Como pagar o licenciamento 2022
Para realizar o pagamento do licenciamento, o contribuinte deve ir até uma agência, um caixa eletrônico ou então utilizar o aplicativo ou o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando informar o número do Renavam.
Para consultar o calendário de pagamento do licenciamento, basta acessar o portal do Detran ou Sefaz do seu estado. O Garagem360 tem uma série de matérias sobre o assunto, veja!
Como realizar pagamentos no caixa eletrônico do Banco do Brasil
Para realizar pagamentos pelo caixa eletrônico, aplicativo ou site do Banco do Brasil, o contribuinte deverá acessar o menu “pagamentos”, depois ir em “impostos e taxas”, selecionar a opção “débitos de veículos” e na sequência escolher o estado em que o veículo está registrado.
Nesse momento será apresentado um leque de opções que incluem quitar o licenciamento em cota única, pagar o licenciamento parcelado ou quitar o licenciamento de exercício anterior. Nestes casos, o pagamento inclui todos os itens: IPVA, licenciamento e multas, se houver.
Ainda no BB, caso escolha uma das outras opções (como IPVA cota única atual, IPVA parcelado ou IPVA anterior, entre outras), o pagamento é feito em duas etapas: será necessário quitar primeiro a opção selecionada e depois os outros itens, para ficar em dia com o licenciamento.
Como fazer o processo no Bradesco
Para pagamento no internet banking e no caixa eletrônico do Bradesco, o passo a passo é semelhante. O usuário deve escolher as opções “pagamentos”, depois “débitos de veículos”, selecionar o estado e, na sequência, “débitos de Renavam”.
Após essas etapas, é necessário escolher entre os mesmos tipos de pagamentos: licenciamento parcelado, IPVA cota única atual, licenciamento anterior, entre outras.
Como emitir o CRLV
Após quitar o licenciamento, o CRLV estará disponível para impressão. Nesse caso, o contribuinte deve acessar o Detran do seu estado e seguir o procedimento.
Clique em “veículos”; acesse a aba “Licenciamento anual”; faço o acesso com login e senha; clique em “Licenciamento anual e Licenciamento Digital”; preencha o campo solicitado com o número do Renavam e placa.
Por fim, imprima o documento em folha A4 e impressora normal. Também é possível baixar o CRVL de forma digital pelo aplicativo CDT, a Carteira Digital de Trânsito. Veja como funciona:
Fonte: Ascom/Sefaz-BA