Bahia notifica motoristas que ainda não pagaram o IPVA 2022

Proprietários de veículos com placas de finais 1 e 2 com o IPVA 2022 em atraso receberam notificação da Sefaz; saiba o que fazer

Os proprietários de veículos com placas de finais 1 e 2 que não ainda efetuaram o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2022) foram notificados após encerramento dos prazos estabelecidos pelo calendário anual da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA). 

Agora, para conseguir a quitação e obter o licenciamento, o contribuinte deve primeiro pagar o IPVA notificado. Só então será possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e).

Confira o calendário do IPVA 2022 e evite atrasos e multas

Os proprietários de veículos registrados na Bahia com placas de finais 3 a 0 ainda podem procurar os bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob) para a regularização do IPVA 2022, do licenciamento e posterior emissão do CRLV-e. O pagamento pode ser feito via agência, caixa eletrônico, aplicativo ou site do banco.

As datas de vencimento variam conforme o dígito final da placa:

(Imagem: Sefaz-BA)

A Sefaz-BA ressalta que o CRLV-e não é mais enviado para o endereço do contribuinte, que deve imprimir o documento ou gerar arquivo digital para ficar salvo no aparelho celular, após o pagamento total do licenciamento. O documento pode ser emitido pelo SAC Digital. É necessário fazer previamente cadastro no SAC Digital, que só é acessado mediante o preenchimento dos campos de usuário e senha.

Para quitar o imposto já notificado, basta acessar o site da Sefaz-BA, clicar em Inspetoria eletrônica> IPVA > Emissão de DAE notificados/bloqueados. O proprietário do veículo deve ter em mãos o número do Renavam.

As consequências de permanecer com o IPVA em atraso

ipva 2023

(Foto: Divulgação)

A primeira consequência de não pagar o imposto na data estipulada é uma pequena multa, adicionada a cada dia de atraso, até o limite de 20%, e juros mensais equivalentes à taxa Selic ou 1%, o que for maior. Este, no entanto, é o menor dos problemas.

Quando o motorista não faz o pagamento do IPVA atrasado e chega a data determinada para as autoridades cobrarem o licenciamento atualizado, a situação fica um pouco mais complexa.

Enquanto o proprietário não realizar o pagamento do imposto, não poderá fazer o licenciamento do veículo. Sem o documento atualizado, o automóvel pode ser apreendido pelas autoridades competentes.

Além disso, o dono pode ter o nome inscrito na dívida ativa do Estado, fato que impede a prestação de concursos públicos e dificulta financiamentos.

Se o veículo for apreendido, o proprietário deverá regularizar a situação para reavê-lo. O que significa pagar não apenas o valor do imposto, mas também as multas e as taxas para retirar o automóvel do pátio do Detran. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA