Pesquisa revela motos e carros preferidos por entregadores
Veículos da Honda, Yamaha, Chevrolet e Renault são destaque entre entregadores que utilizam aplicativos; saiba os motivos
Você já deve ter se perguntado quais veículos compensam mais para o uso por motoristas por aplicativo e entregadores. Pensando nisso, a Borzo, plataforma online de entregas expressas, divulgou uma pesquisa para o Garagem360 que identifica quais são marcas e modelos favoritos neste segmento, bem como os motivos para isso.
Foram entrevistados mais de 500 trabalhadores de entregas via aplicativos. Veja a seguir.
As preferências dos entregadores
Segundo o levantamento, 87,9% dos usuários ativos na plataforma utilizam motocicleta e 11,6%, preferem carro para fazer entregas. Um dos principais motivos para isso é baixo o consumo de combustível, com 46,4% deles ressaltando a importância desse aspecto.
“A plataforma da Borzo é voltada ao B2B, então atuamos como um parceiro logístico das empresas. Por conta disso, nossos motoristas preferem utilizar veículos como carros e motos, ao invés de bicicletas, por exemplo. Já a preferência por veículos econômicos é explicada pelo momento de alto valor no combustível, que interfere diretamente na renda do entregador”, explica a gerente de Operações da Borzo no Brasil, Ana Sutil.
Carros e motos: quais fazem mais ‘sucesso’ entre os profissionais
Com a grande diferença entre os dois perfis, o destaque na categoria motocicletas fica com a Honda, representando cerca de 59,7% da frota dos entregadores, com os modelos CG Fan, CG Titan, CG Cargo e Bros como os preferidos.
Em seguida, vem a Yahama, com 21%, composto principalmente pelos modelos Fazer e Factor. Pelo lado dos carros, Renault e GM são as mais marcas mais utilizadas, com os modelos Sandero e Clio, e Onix, respectivamente.
Preços e facilidade de mobilidade são pontos também avaliados
Junto da eficiência energética, os entregadores de aplicativo consideram preço e facilidade de mobilidade como o segundo e terceiro ponto de atenção, com 13,8% e 11,7%, respectivamente. Por fim, a condição de pagamento e conforto foram selecionados por 10,7% e 8,2% dos parceiros.
“Verificamos uma ampla preferência por modelos que consomem pouco combustível, facilitando a vida do motorista, que pode fazer mais entregas antes de abastecer. A ampla preferência por motocicletas também ressalta a importância da mobilidade, já que eles não ficam tanto tempo presos no trânsito das cidades que atuam”, finaliza Sutil.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.