Primeira estação de baterias intercambiáveis da Honda entra em operação

A marca anunciou o início da comercialização, no Japão, do Honda Power Pack Exchanger e:, uma estação de baterias intercambiáveis. Veja

A Honda anunciou o início da comercialização, no Japão, do Honda Power Pack Exchanger e:, uma estação de baterias intercambiáveis para motocicletas elétricas, com a primeira unidade sendo entregue à Gachaco Inc., um empreendimento conjunto de serviços de compartilhamento de baterias com outras fabricantes japonesas. 

A Gachaco começou a operar o primeiro modelo de produção em massa do Honda Power Pack Exchanger e: em Tóquio, capital do Japão.

Saiba como funciona a estação de baterias intercambiáveis

Estação de baterias intercambiáveis da Honda (Foto: Divulgação)

A Honda projeta alcançar a neutralidade de carbono em todos os produtos e atividades corporativas até 2050. A eletrificação de seus produtos de mobilidade, que é indispensável para atingir a meta, tem três desafios que precisam ser abordados: curto alcance, longo tempo de carregamento e alto custo da bateria. A montadora japonesa explica:

“Ao abordar tais desafios com as baterias intercambiáveis e seus serviços de compartilhamento, a Honda está se esforçando para contribuir com a aceleração da eletrificação e a expansão do uso de energia renovável.” 

O Honda Power Pack Exchanger e: é uma estação de baterias intercambiáveis que, simultaneamente, carrega múltiplas unidades do Honda Mobile Power Pack e: (MPP e:) e permite uma troca de baterias simples para os usuários de motocicletas elétricas e outros produtos móveis equipados com o MPP e:. 

Os usuários terão acesso ao MPP e: totalmente carregados sempre que precisem nas estações de trocas de baterias, o que permite um uso eficiente dos produtos de mobilidade eletrificados, já que não é necessário esperar que as baterias sejam carregadas.

Desenvolvido como uma infraestrutura de bateria que pode alcançar uso amplo dentro e fora do Japão, o Honda Power Pack Exchanger e: apresenta um design exterior que combina com a paisagem urbana e adota o sistema Honda Power Pack Cloud, que gerencia de forma centralizada, em nuvem, todas as informações necessárias para uma operação de serviço de compartilhamento de bateria. 

Além disso, a Honda buscou a conveniência e a facilidade de uso tanto para os negócios de serviços de compartilhamento de baterias quanto para os usuários de produtos de mobilidade eletrificados.

Na Índia, por meio de sua subsidiária local, a Honda Power Pack Energy India, a Honda já iniciou o serviço de compartilhamento de baterias para triciclos elétricos usados como taxi (riquixás), em esquema similar ao da Gachaco.

Principais características da estação de baterias intercambiáveis da Honda

1- Troca de baterias é simples

 

Estação de baterias intercambiáveis da Honda (Foto: Divulgação)

Tanto o encaixe superior quanto o inferior são projetados para ter um ângulo que facilite a inserção ou remoção da bateria. A estação automaticamente começa a carregar quando a bateria é inserida no encaixe.

Para trocar as baterias, o usuário toca o painel na parte superior da estação com seu IC Card (cartão de circuito integrado, ou smart card) para autenticação do usuário, garantindo um nível maior de segurança.

Baseado nas informações sobre o produto de mobilidade do usuário (como o número de baterias e outras condições, como a conexão de baterias em série ou paralelas), associados ao ID de usuário pré-registrado, a estação determina e permite que o usuário saiba qual bateria totalmente carregada está apropriada para uso via um display de LED, permitindo a troca de forma simplificada.

2- Facilidade de uso, manutenção e gerenciamento

 

  • Todas as informações necessárias para a operação do serviço de compartilhamento de baterias, tais como o status de carga de cada bateria na estação, informações sobre disponibilidade de baterias e o status operacional da estação, são consolidados e gerenciados de forma centralizada pelo sistema Honda Power Pack Cloud.
  • Os usuários podem realizar pelo mesmo sistema todo o processo, desde o seu registro até encontrar estações, efetuar a troca de baterias e os pagamentos. Além disso, usando um smartphone, o usuário pode procurar informações em tempo real sobre baterias disponíveis para locação, o que contribui para a simplificação do processo de troca.
  • O Honda Power Pack Exchanger e: apresenta uma estrutura que permite realizar tarefas de manutenção e limpeza de rotina com fácil acesso pela parte frontal. O equipamento possui uma função de resfriamento da bateria para suprimir a degradação induzida pelo calor das baterias.

3- Múltiplas unidades podem ser conectadas e instaladas como uma única estação

Estação de baterias intercambiáveis da Honda (Foto: Divulgação)

Para aumentar o número de baterias que a estação pode gerenciar e operar simultaneamente, múltiplas unidades do Honda Power Pack Exchanger e: (“unidade de extensão”) podem ser conectadas por meio de uma unidade principal (“unidade de controle”), oferecendo a flexibilidade de atender as necessidades dos usuários e operadores da estação de troca de baterias.

4- A troca de baterias pode ser feita mesmo durante uma queda de energia

Caso o fornecimento de energia do Honda Power Pack Exchanger e: seja interrompido devido a uma queda de energia ou qualquer outro motivo, o equipamento continuará alugando baterias para usuários enquanto extrai energia do MPP e: pré-carregado em um dos encaixes.

5- Design exterior combina com a paisagem urbana

Antecipando a instalação em vários locais da cidade, o Honda Power Pack Exchanger e: foi projetado com o conceito de “se mesclar com os espaços públicos”, em um design discreto, parecendo ser uma única unidade, mesmo quando várias unidades estão conectadas.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA