Toyota abre inscrições para programa de visitas à fábrica em SP

A Toyota abriu inscrições para seu programa de visitas à fábrica, que revela as operações e processos produtivos em Sorocaba-SP. 


A Toyota do Brasil abriu inscrições para seu programa de visitas à fábrica, o Toyota Tour, para que o público geral conheça as operações e os processos produtivos de sua unidade em Sorocaba-SP. 

O Toyota Tour contempla um passeio pelo novo Centro de Visitas, recentemente construído na fábrica. Confira a seguir.

Saiba mais sobre o programa de visitas à fábrica da Toyota

Visitantes podem apreciar modelos do passado e do presente (Foto: Divulgação/Toyota)

Com duração de até 2h30, as visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde; a idade mínima permitida é de seis anos. A disponibilidade de agendamento pode ser consultada pelo site do programa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online.

O novo Centro de Visitas da Toyota é um espaço dedicado a retratar momentos históricos da trajetória da Toyota no mundo, bem como conceitos e aplicação do Sistema de Produção Toyota (TPS – na sigla em inglês), passando pelos dias atuais e vislumbrando o que a marca planeja para o futuro, sempre com foco em mobilidade e sustentabilidade.

“Como empresa cidadã, o Programa de Visitas da Toyota é uma forma de aproximar a marca da comunidade e oferecer uma nova experiência aos participantes com uma visita guiada à linha de produção da Toyota e conhecer os processos produtivos, como prensa, funilaria, pintura e área de montagem”, declara a Toyota em nota à imprensa.

Vista aérea da fábrica da Toyota em Sorocaba-SP (Foto: Divulgação/Toyota)

A unidade da Toyota em Sorocaba foi inaugurada em 2012 e recentemente celebrou a importante marca de 1 milhão de veículos produzidos.  Trata-se da primeira fábrica Toyota na América Latina criada a partir do conceito EcoFactory, que estabelece critérios de alto padrão de eficiência ambiental. 

Atualmente, a unidade é responsável pela fabricação dos modelos Etios (somente exportação), Yaris (nas carrocerias hatchback e sedã) e Corolla Cross, incluindo sua versão híbrida flex.

O novo Centro de Visitas

Centro de Visitas faz imersão na fábrica da Toyota (Foto: Divulgação/Toyota)

Durante o Toyota Tour, os visitantes poderão conhecer o novo Centro de Visitas da Toyota. Com 400 m², o espaço conduz os participantes a uma viagem pela história da empresa, seu passado, presente e futuro, destacando as atividades mais importantes.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da história da Toyota desde o seu surgimento no Japão como uma empresa de tear, até sua chegada ao Brasil e os grandes marcos da empresa nesses 64 anos no País.

Há ainda uma imersão no conhecido Sistema Toyota de Produção, na qual os visitantes poderão ver de perto a aplicação da filosofia just-in-time e como a marca faz para fornecer a melhor qualidade, por meio da eliminação do desperdício em seus processos.

O espaço de exposição conta também com unidades comemorativas dos veículos produzidos pela montadora, incluindo a primeira geração do Toyota Corolla, produzida de 1966 a 1970. 

Modelos como o Corolla Cross híbrido flex, produzido na unidade, o último utilitário Bandeirante, produzido em 2001, e da Lexus, marca de luxo da montadora, também estão representados no Centro de Visitas. 

No local, os visitantes também poderão conhecer um pouco sobre a história da Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota e sua presença na Stock Car, a maior competição automobilística nacional.

As ações de sustentabilidade ganham destaque. O Centro de Visitas apresenta as iniciativas para redução das emissões de carbono em todos os processos do ciclo de vida do produto (Global Environment Challenge 2050) e as iniciativas da Fundação Toyota do Brasil, com destaque para o Programa ReTornar, que destina de forma inteligente os resíduos de produção para reuso.

A Kinto, empresa de mobilidade da Toyota, é outro destaque no local. Os participantes poderão ainda conhecer um pouco mais sobre a Woven City, cidade do futuro que servirá como laboratório de testes e desenvolvimento de tecnologias autônomas e sustentáveis que está sendo construída aos pés do Monte Fuji, no Japão.

Viviane Mansi, diretora regional de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para a América Latina e Caribe, resume:

“Com o Programa de Visitas, na unidade de Sorocaba, os participantes poderão mergulhar em nossa história, cultura e valores. Eles ainda conhecerão um pouco mais sobre os processos que garantem que nossos produtos tenham qualidade e confiabilidade. Com essa imersão, totalmente gratuita, esperamos ser um canal de disseminação de boas práticas industriais e ambientais.”

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA