CNH vencida em setembro e novembro de 2022 pode ser renovada até 31/12
Veja o calendário de renovação da CNH vencida no estado do Mato Grosso com base na deliberação 253 do Contran.
De acordo com o calendário de renovação do Contran, os condutores do estado do Mato Grosso que possuem CNH vencida em setembro de 2022 podem renovar o documento até dezembro de 2022. Veja o calendário completo e como realizar o processo.
Condutores com CNH vencida em setembro podem realizar a renovação até 31 de dezembro
De acordo com informações do Departamento Estadual de Trânsito do Moto Grosso, os condutores registrados no estado que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida entre setembro e novembro de 2022, têm até o dia 31 de dezembro deste ano para regularizar o documento.
O prazo para renovação foi estipulado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da deliberação Contran n° 253.
O prazo obedece o calendário abaixo:
- Vencimento entre março e dezembro de 2020 – renovar até 31 de maio de 2022
- Vencimento entre janeiro e junho de 2021 – renovar até 31 de julho de 2022
- Vencimento entre julho e dezembro de 2021 – renovar até 30 de setembro de 2022
- Vencimento entre janeiro e abril de 2022 – renovar até 31 de outubro de 2022
- Vencimento entre maio e agosto de 2022 – renovar até 31 de novembro de 2022
- Vencimento entre setembro e novembro de 2022 – renovar até 31 de dezembro de 2022
- Vencimento em dezembro de 2022 – renovar até janeiro de 2023
Como renovar a CNH no MT
A CNH pode ser renovada pelo aplicativo MT Cidadão ou pelo site oficial do Detran, sem a necessidade de deslocamento às unidades da autarquia. A única etapa que exige deslocamento é para a realização do exame médico.
Pelo aplicativo MT Cidadão, também é possível renovar a CNH de condutores profissionais e os que necessitam de junta médica, como os condutores PCD.
Existem casos em que o condutor deverá renovar a CNH somente de forma presencial, com agendamento prévio do atendimento pelo site do Detran.
Tais situações que necessitam de atendimento presencial incluem a mudança e adição de categoria da habilitação, processo de transferência de CNH de outro Estado, registro de estrangeiro e alteração de dados cadastrais (nome, nome de mãe, número de CPF), que precisam ser informados à Senatran.
A partir da renovação o condutor terá a nova CNH
Desde o dia primeiro de julho, as CNHs emitidas pelos Detrans já obedecem o novo formato, o que inclui uma tabela com imagens de veículos, que indica os tipos de veículo que o condutor está apto a dirigir.
No verso, está presente no documento texto em português, inglês e espanhol, o que facilita a identificação do condutor em outros países.
O código internacional similar ao utilizado em passaportes também consta no novo modelo. Chamado de MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), a opção permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.
A naturalidade e a nacionalidade do motorista, itens que não tinham no modelo anterior, agora estão presentes. Informações sobre possíveis restrições médicas e outras informações adicionais caso o cidadão exerça atividade remunerada (EAR), continuam na nova CNH.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.