Transferência digital de veículos em SP está liberada; confira como fazer

O Detran-SP aderiu ao serviço da Senatran que torna possível a transferência digital de veículos via Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) aderiu, na última sexta-feira (9), ao serviço de Venda Digital da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), tornando possível que vendedores e compradores de veículos assinem digitalmente a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e).

A transferência digital de veículos, feita por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT), permite que a pessoa que quer comprar e quem quer vender assinem a autorização para a transferência de propriedade e façam a comunicação da venda usando apenas o aplicativo.

Saiba como fazer a transferência digital de veículos

renpvar a cnh novos prazos do detran

Transferência com papel é coisa do passado (Foto: Minuto Seguros)

Nos Estados que aderem ao serviço da Senatran, é possível iniciar o processo de compra e venda de veículos, entre pessoas físicas, sem a necessidade de reconhecer firma em cartório ou firmar contrato em papel. Tudo é feito diretamente pelo aplicativo CDT.

A assinatura eletrônica na ATPV-e pode ser feita por qualquer proprietário, desde que o carro tenha documentação digital – caso dos veículos 0km ou que foram transferidos a partir de 4 de janeiro de 2021. 

Para efetivar a operação, o vendedor entra no aplicativo da CDT, informa o CPF do comprador e assina digitalmente. Em seguida, o comprador receberá a notificação e repetirá o processo, também no aplicativo.

Para fazer a transação digitalmente, vendedores e compradores precisam possuir o login qualificado no Gov.br. Uma vez logado, a autorização ficará armazenada no app da CDT. Depois, basta ao comprador agendar atendimento em uma unidade do Detran para fazer a vistoria do veículo e efetivar a transferência. 

Documento de transferência de veículos vai poder ser assinado pelo app Carteira Digital de Trânsito

(Foto: Tudocel)

O novo sistema torna a operação mais simples e rápida, permitindo fazer a autorização de transferência sem custos, já que o usuário não paga nada para usar a assinatura eletrônica avançada e nem precisa reconhecer firma em cartório.

Funcionalidade está disponível também em outros Estados

Veja como realizar a transferência de carro no RJ

Imagem ilustrativa (Foto: Pixabay)

A nova funcionalidade foi desenvolvida pelo  Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Para que a autorização para compra e venda de veículos por meio digital possa ser usada, o Estado, por meio do Detran onde o veículo está registrado, precisa ter aderido ao novo sistema. 

Assim como São Paulo, outros Detrans também já aderiram – alguns exemplos são Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre, Paraná, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima.

A ferramenta teve sua primeira versão lançada em agosto de 2021. O app permitia a venda de veículos por pessoas físicas para lojas de veículos e concessionárias integradas ao Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) – sistema com escrituração eletrônica de entrada e saída de veículos do estoque das concessionárias e revendedoras, eliminando a necessidade de despachantes, cartórios e outros intermediários. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA