Quanto custam os carros voadores? Descubra

Veja quanto podem custas as viagens com os carros voadores, bem como o valor por unidades dos modelos da Eve.

A Eve, empresa da Embraer anunciou no mês passado que durante o mês de setembro iniciará testes de rota do eVTOL, o projeto de carros voadores da marca. Porém, você sabe quanto custará um modelo desses e o valor das viagens? Descubra!

carros voadores

O primeiro aeroporto para carros voadores foi inaugurado (Foto: Divulgação/Supernal)

Carros voadores: quanto custam e o preço por uma viagem

Questões relacionadas aos problemas de mobilidade urbana são muito discutidas, seja por conta da falta de infraestrutura atual, bem como do que devemos esperar do futuro, e quais são os próximos passos para alcançar tal objetivo.

Porém, diversas empresas como a Eve da Embraer, braço de mobilidade aérea da empresa brasileira, provam que o futuro está mais próximo do que podemos imaginar.

Esse mês, a marca iniciará testes de rota do eVTOL, sigla usada para designar um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical. Os testes da empresa acontecerão na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, onde helicópteros serão usados para substituir os carros voadores que permanecem em fase de testes.

Os testes tem como foco principal estudar as condições de operações, serviços terrestres, bem como as necessidades do eVTOL.  A simulação inclui tanto os testes em solo, bem como voos com passageiros.

Ao todo são três pontos de rota. O Vertiport Chicago, um heliponto situado na cidade, será o ponto inicial para transportar os passageiros para outros dois locais, o Heliponto Municipal de Schaumburg e o Heliponto Tinley Park, em Illinois. Os voos terão uma duração de cerca de 15 minutos e terão um custo de 150 doláres.

Unidades já encomendadas

No ano passado, a empresa anunciou a venda de 250 unidades de eVTOLs. Desse total, 200 unidades foram encomendadas pela Halo, empresa de táxi aéreo que deseja usar os carros voadores em locais como Estados Unidos e Reino Unido.

As outras 50 unidades foram adquiridas pela Helisul Aviation, uma operadora de helicópteros que possui atividades na América do Sul.

Em ambos os casos, as entregas devem iniciar em 2026. Sobre os preços, estima-se que cada unidade tenha o valor entre 500 mil e 600 mil dólares, cerca de R$ 2.616 milhões e R$ 3.138 milhões, na conversão atual.

Os preços foram citados pelo ex-presidente da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, na época que o projeto foi desenvolvido.

A Embraer iniciará testes para averiguar a estrutura de voos dos carros voadores, os eVTOLs

A Embraer iniciará testes para averiguar a estrutura de voos dos carros voadores, os eVTOLs (Foto: Divulgação)

Viagens com o preço de uma corrida de Uber Black?

A Uber também está na corrida para o desenvolvido de carros voadores. O objetivo é usar as unidades no serviço de transporte de passageiros, como já acontece com os carros “tradicionais”.

A empresa também tem uma parceria um pouco mais antiga com a Eve. No ano passado, a vice-presidente de experiência do usuário da Eve, Flávia Ciaccia, o preço de corrida com um eVTOL poderá chegar ao mesmo patamar de um corrida de Uber Black.

“A gente espera que o valor de uma viagem de eVTOL chegue na faixa de preço do Uber Black, conforme escalarmos a tecnologia e a operação das aeronaves. Estamos desenvolvendo os eVTOLs para serem um serviço compartilhado e acessível, que democratize a aviação”, afirmou ela, durante o 10º simpósio da SAE Brasil.

A Embraer divulgou os planos de iniciar as atividades com carros voadores no Brasil a partir de 2026, veja os detalhes

A Embraer divulgou os planos de iniciar as atividades com carros voadores no Brasil a partir de 2026, veja os detalhes (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA