Dicas para ajudar você comprar o seu carro 0Km
Ainda é possível encontrar um veículo novo e interessante. Veja algumas dicas para comprar o seu carro 0km.
Apesar dos problemas que este mercado vem enfrentando nos últimos anos, como o crescimento dos preços e a falta de peças, ainda é possível encontrar um veículo 0Km. No entanto, é importante seguir alguns passos na hora de adquirir um carro novo. A seguir, você confere dicas importantes para comprar o seu carro 0km.
O Garagem360 selecionou dicas importantes para ajudar você a comprar o seu carro 0Km
Os obstáculos para comprar um automóvel vêm aumentando, como a crise dos semicondutores. Diversas fábricas tiveram suas atividades paralisadas, como a Chevrolet e Volkswagen.
Além disso, os preços dos automóveis novos cresceram de forma considerável. Ao contrário do que acontecia há um tempo atrás, já não é possível encontrar carros novos que custam menos que R$ 60 mil.
Além disso, o processo não envolve apenas escolher o veículo. Se você ai comprar o seu carro 0km nos próximos meses, veja algumas dicas importantes.
Avaliar a necessidade da compra e planejamento financeiro
A compra de um carro 0km é um momento esperado por muitos. Mas é necessário que a pessoa se planeje para realizar este sonho. Um dos passos é avaliar a necessidade da compra. No caso da pessoa que já possui um veículo, isso significa que ela precisa pensar se este é o momento certo ou é melhor investir em melhoras no carro atual.
Outro ponto importante é o planejamento financeiro. Isso porque o valor da compra não será o único gasto que o comprador terá que bancar. Ainda há os gastos com documentação e manutenção. Sem contar os custos de um plano de seguro e do combustível.
Modalidade de compra
Depois de fazer todas as avaliações acima e decidir que realmente irá realizar a compra de um carro 0km, o interessado terá que escolher a modalidade de compra. Uma opção é o pagamento à vista. Há também a realização de um financiamento. Neste caso, é importante avaliar se realmente necessário, visto que as taxas de juros podem ser altas.
Estas taxas costumam ser maiores que 27% ao ano. Além disso, a concessão de crédito por parte dos bancos está mais exigente. No entanto, caso a pessoa queira “fugir” destas taxas, ela pode fazer uma aquisição por meio de um consórcio.
A modalidade também é bastante comum e envolve se reunir com outras pessoas que buscam comprar um carro. Você pode ver mais detalhes aqui!
Pesquisa e test drive
Pesquisar todos os detalhes do veículo é mais uma dica que pode ser levada em consideração na hora de comprar o seu carro 0km. Um automóvel de passeio (ou um comercial leve) precisa atender a todas as necessidades de seu dono. Para encontrar o veículo ideal, a pessoa precisa pesquisar bem todos os detalhes do modelo.
Dentre eles, é possível destacar o desempenho, o consumo, a lista de equipamentos, os preços das revisões e entre outros. A internet pode ser uma aliada neste momento. Ao encontrar o veículo ideal, recomenda-se que a pessoa realize um test drive.
Afinal, você poderá sentir o veículo e avaliar alguns detalhes, como posição de dirigir e as funcionalidades (ar-condicionado, central multimídia e entre outros). Lembrando que uma outra parte importante neste processo é a negociação.
Bônus: mercado de carros seminovos e usados pode ser uma alternativa?
Por fim, o mercado de carros seminovos e usados cresceu nos últimos anos. De acordo com dados da Fenabrave, 5.243.419 veículos seminovos e usados foram vendidos até o fim de julho deste ano. Esta continua sendo uma boa saída para quem pretende comprar um carro, mesmo com os consideráveis aumentos dos preços.
Hoje, é possível encontrar várias opções de carros interessantes que possuem o mesmo preço de um carro popular 0km. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados. Ainda mais quando se trata da compra de carros usados pela internet.
Do mesmo modo que acontece na hora da compra de um carro 0km, a negociação também deve ser levada a sério. Caso queira, é também possível realizar uma vistoria cautelar antes de fechar o negócio.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.