Dicas importantes para evitar cair em golpes ao comprar carros usados

Muitas pessoas usam a internet para procurar grandes oportunidades de veículos usados. Hoje em dia, é possível encontrar diversos sites de classificados. Mas é necessário ter cuidado para não cair em golpes ao comprar carros usados pela rede mundial de computadores. Veja aqui algumas dicas para não fazer um mau negócio.

golpes ao comprar carros usados
Vai comprar um carro pela internet? Veja como se prevenir contra golpes (Foto: Unsplash.com)

Veja algumas dicas para não cair em golpes ao comprar carros usados

Estas são recomendações bastante lembradas por muitos especialistas. Anunciar veículos não chega ser uma novidade. Os classificados nos jornais ou programas de TV, por exemplo, são formas mais tradicionais de procurar um novo dono para o carro. Hoje, é possível encontrar diversas plataformas de vendas de veículos na internet.

Mas assim como tudo que envolve compras pela internet, é preciso ter cuidado. Aqui, é necessário prestar a atenção para não cair em golpes ao comprar carros usados. Estas pessoas se passam por pessoas comuns que querem apenas vender seus veículos. No entanto, elas estão esperando o momento certo para enganar as pessoas.

VEJA TAMBÉM

No entanto, é possível não ser enganado. Veja aqui algumas dicas para não cair em golpes na hora de procurar e comprar carros usados pela internet.

Informações sobre a “loja” ou “vendedor”

golpes ao comprar carros usados
Foto: Unsplash.com

Um dos cuidados que o interessado deve ter é com as informações das lojas ou vendedores que estão anunciando o carro. Muitas pessoas usam dados falsos para enganar os clientes. Com relação ao telefone, especialistas recomendam bom tomar cuidado com o DDD informado pelo suposto vendedor.

Também é importante verificar a veracidade do endereço da revenda. Neste caso, é sempre recomendado pesquisar por mais informações sobre a loja. Hoje, com o mundo digitalizado, várias lojas possuem sites e contas nas redes sociais.

Mas essas pessoas que aplicam golpes em outras pessoas também podem criar páginas e perfis falsos. Por isso, você precisa prestar atenção nos detalhes, como se a conta está privada ou aberta, além da foto e das informações. O mesmo é válido quando se trata do site da loja.

Detalhes do anúncio

golpes ao comprar carros usados
Foto: Unsplash.com

Do mesmo modo, também é necessário tomar cuidado com alguns detalhes dos anúncios. Os dados do veículo é um destes detalhes que o interessado na compra deve tomar cuidado. É necessário que ela faça uma série de análises e pesquisas para saber se as informações do anúncio estão totalmente corretas.

Outro detalhe importante é a foto. Há casos onde a pessoa por traz desta propaganda falsa usa imagens de outros veículos ou faz o uso de aplicativos para editar fotos.

Além disso, existem aquelas pessoas que não divulgam muitas fotos ou usam imagens em baixa definição. Sempre que possível, peça mais imagens do carro (em alta resolução) para o anunciante.

Valor do veículo

Foto: Pixabay.com

Prestar a atenção no valor do veículo anunciado também entra para as dicas para não cair em golpes ao comprar carros usados. As pessoas precisam desconfiar de anúncios de veículos que estão custando muito abaixo do valor de mercado. Esta é uma tática para atrair mais pessoas para o anúncio.

Neste caso, é sempre bom consultar a Tabela FIPE. Também é recomendado não pagar aquele valor de entrada (o sinal) antes de ver o carro pessoalmente.

Fazer uma visita ao carro

Foto: Pixabay.com

É recomendado ainda que a pessoa marque uma visita com o modelo anunciado. Esta etapa é importante porque será aqui que o interessado na compra irá conhecer o veículo pessoalmente. Neste caso, este cliente pode verificar se algumas informações batem com o anúncio, como os equipamentos, a condição do carro e os documentos.

Também é possível guardar os dados da placa do modelo para conferir no Detran. A realização do test drive também é recomendada. Assim como levar um mecânico de confiança para fazer uma inspeção.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar