Voltz terá centro de tecnologia para mobilidade urbana em Pernambuco

A Voltz anunciou a formação de um consórcio para viabilizar a construção de um centro de inovação em mobilidade urbana elétrica em PE.

A Voltz, empresa de tecnologia para a mobilidade urbana, anunciou a formação de um consórcio tecnológico, financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), com o objetivo de viabilizar a construção de um centro de inovação para a mobilidade elétrica. A ação prevê, ainda, o desenvolvimento de um sistema de apoio ao planejamento logístico da empresa.

Agora, a Voltz passa a contar com uma nova estrutura para distribuição e operacionalização das estações de troca de baterias. Com isso, serão propostos modelos de consumo de energia dos veículos da empresa, para o suporte ao desenvolvimento de produtos e planejamento de rotas de transporte.

Tecnologia para mobilidade urbana desenvolvida em Pernambuco

Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação/Voltz)

O projeto “Pesquisa e Desenvolvimento Para Viabilização da Mobilidade Urbana Baseada em Motocicletas Elétricas” envolve uma parceria entre a Voltz e pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE,) da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O professor Paulo Maciel (UFPE) será o coordenador geral do projeto, e a coordenação institucional será dos professores Daliton da Silva (Ufape) e Renata Braga (IFPE).

“O consórcio chega em um momento em que cresce a necessidade de estar ainda mais à frente da demanda por transporte urbano moderno e alinhado às diretrizes sócio-ambientais no Brasil”, afirma Renato Villar, CEO da Voltz.

“As tecnologias a serem desenvolvidas no escopo deste projeto serão base para a mobilidade em duas rodas baseada nas estações de troca de bateria, perpassando o principal entrave que existe hoje na adoção dos veículos elétricos no País”, avalia.

O consórcio tecnológico também tem como objetivo incentivar a formação dos consórcios setoriais de inovação – com a criação ou fortalecimento de Centros de Inovação para o desenvolvimento das Tecnologias do Futuro no âmbito das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) no Estado de Pernambuco.

“Este é um momento importante na nossa história e que nos deixa muito orgulhosos e felizes em ter um centro de pesquisa na Universidade de Pernambuco. Estamos desenvolvendo tecnologia, a próxima geração de engenharia e vamos levar a tecnologia de Pernambuco para o mundo”, afirma Villar.

Estações de trocas de baterias 

Baterias de motos da Voltz são intercambiàveis (Foto: Divulgação)

Para redefinir a mobilidade de veículos elétricos no Brasil, a Voltz criou o programa de estações de troca de baterias. Elas tornam o produto mais acessível e acabam com a limitação de autonomia, considerada um desafio para acelerar a transição dos modelos à combustão.

Atualmente, o programa está em funcionamento na cidade de São Paulo, que conta hoje com 55 estações. Esse número deve chegar a 100 até o final deste ano. 

Atualmente são realizadas 1.400 operações semanais, com um acumulado de 14.159 ações desde abril, quando o projeto começou. Com apoio da Rede Ipiranga, o programa está sendo testado por entregadores da plataforma de entregas Ifood.

A partir de 2023, o projeto chega para o público em geral na capital paulista. Ou seja, quem comprar um modelo da Voltz, poderá escolher não levar a bateria junto. Nesse caso, será disponibilizado um plano de assinatura que possibilita a troca dessas células. 

Cada moto da Voltz comporta até duas baterias. E, quando uma fica sem energia, o usuário pode se deslocar até uma das estações para fazer a troca.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA