Carros elétricos dão choque em contato com água? Descubra

Mesmo com a ascensão dos carros elétricos, ainda há muitas dúvidas a respeito do tipo de propulsor. Uma delas está relacionada aos riscos de choque ao passar por uma área alagada. Afinal, isso é possível? Confira os detalhes.

Ao usar carros elétricos em trechos alagados não há chances de choque, uma vez que o sistema motriz é totalmente selado
Ao usar carros elétricos em trechos alagados não há chances de choque, uma vez que o sistema motriz é totalmente selado (Foto: proteste.org)

Chuva forte e alagamentos: há risco de choque ao usar carros elétricos?

O Brasil emplacou 4.073 veículos leves eletrificados em junho, totalizando nada menos do que 20.427 no primeiro semestre de 2022. O mercado de eletrificados (veículos 100% a bateria e híbridos leves) cresceu 47% no 1º semestre de 2022 sobre o mesmo período de 2021 (20.427, contra 13.899).

Com isso, o mercado manteve a curva de crescimento exponencial característica dos últimos dois anos, em contraste com a retração do conjunto do mercado doméstico.

VEJA TAMBÉM

Com os números de junho, o total da frota nacional de leves eletrificados (HEV, PHEV e BEV) chega a 97.569 veículos, devendo passar de 100 mil nas próximas duas semanas.

O destaque do semestre foi o expressivo aumento dos veículos 100% elétricos a bateria (BEV), que já superam o total de vendas do segmento de todo no ano de 2021.

Se o 2º semestre mantiver a atual tendência, o Brasil baterá novo recorde e emplacará este ano mais de 40 mil eletrificados, ou, no mínimo, 17% acima de 2021 (34.990). Os dados são da ABVE, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico.

Porém, mesmo o forte crescimento da categoria, ainda há muitas dúvidas e mitos em relação aos modelos elétricos. Uma delas está relacionada ao uso dos veículos em locais alagados. Porém, ao contrário do que muitos imaginam, não há riscos de choque.

Diferente do que acontece nos carros a combustão, a motorização de um veículo elétrico é selada, semelhante ao que acontece em demais aparelhos eletrônicos. Dessa forma, as chances de prejudicar o sistema ao passar por uma área alagada chega a ser menor no comparativo com os carros a combustão.

Além disso, os carros elétricos também não possuem escapamento, outro fator colabora para que não entre água no sistema do veículo.

Carros elétricos chegam a ser mais seguros para enfrentar trechos de alagamento
Carros elétricos chegam a ser mais seguros para enfrentar trechos de alagamento (Foto: Freepik)

Os cuidados ao passar por um local alagado

Com isso, os cuidados que um condutor de carro elétrico deve tomar ao passar por um trecho alagado são os mesmos de um motorista a bordo de um carro a combustão.

A Zul+ explica que dirigir na chuva com segurança depende de uma série de ações que começam inclusive antes de enfrentar tempestades. Na hora do temporal, reduza a velocidade, mantenha uma distância segura do carro da frente, acenda o farol baixo e evite freadas bruscas e curvas rápidas.

Em caso de aquaplanagem, que é quando o pneu do carro perde o contato com o solo por causa de uma lâmina de água, não freie e nem mude de direção, segure firme no volante e tire o pé do acelerador até recuperar o controle.

Se você perceber qualquer risco de alagamento, procure um lugar mais alto para esperar até a situação melhorar. Se a água já estiver passando do meio da roda, já não é mais seguro dirigir, até porque não é possível saber a profundidade ou se há buracos ou obstáculos na via.

Também evite andar atrás de outros carros, principalmente ônibus e caminhões, já que eles provocam ondas muito grandes que podem piorar a situação.

Por fim, considere a possibilidade de abandonar o carro, afinal a sua segurança é mais importante do que qualquer coisa.

Ao usar carros elétricos em trechos alagados não há chances de choque, uma vez que o sistema motriz é totalmente selado
Em determinadas situação, considere abandonar o veículo (Foto: Minuto Seguros)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar