Ao longo das últimas semanas, diversas montadoras vem divulgando seus planos para o futuro e definindo prazos. A Peugeot se juntou ao clube e irá deixar de produzir veículos movidos à combustão nos próximos anos. De acordo com o portal “InsideEVs“, a montadora tem a meta de ter uma gama totalmente eletrificada em 2025.
Peugeot com veículos eletrificados
Comparado a outras fabricantes, a empresa francesa planeja uma evolução bastante rápida. Em dezembro deste a ano, a expectativa é que sua gama seja composta por 70% de veículos elétricos. Ao fim de 2023, o percentual irá ser 15% maior. Dois anos depois, ela estaria com toda a linha eletrificada.
Caso a Peugeot consiga cumprir a promessa, estará bastante adiantada com relação ao limite proposto pela Comissão Europeia. Na última quarta-feira, uma reunião do bloco decidiu que a partir de 2025, os carros a combustão serão banido. Porém, uma votação entre todos os membros acontecerá. A Europa ainda pensa em outras formas de popularizar os carros elétricos. O aumento no número de postos de recarga seria uma opção.
Pode até parecer algo ambicioso, mas a verdade é que ela está bem próxima. Se dermos uma olhada na gama da atual da marca, não é difícil perceber que a maioria os veículos possuem uma versão híbrida ou elétrica. O Peugeot e-208 pode, inclusive, chegar ao Brasil ainda neste semestre. Até mesmo os comerciais leves entraram na onda. Uma delas é a e-Expert.
De acordo com Linda Jackson, CEO da Peugeot, o plano “Power of Choice” mira os clientes da marca. Ou seja, eles podem escolher se preferem um veículo convencional ou um elétrico. Além disso, Linda Jackson comemora o fato dos veículos eletrificados fazerem sucesso no continente europeu.
Leia mais: Pirelli lança nova linha de pneus para carros elétricos e híbridos
Dentro do próprio grupo Stellantis, outras marcas já vão se adaptando às novas realidades. Na Fiat, por exemplo, o 500e é o grande destaque. No próximo Salão de Nova Iorque, a Jeep lançará o Grand Cherokee 4xe.
308 elétrico
Os lançamentos mais recentes foi a nova geração do hatch médio 308. Seu visual foi totalmente renovado e ganhou linhas modernas. Ele foi lançado, primeiramente, na configuração hatch. Posteriormente, o 308 SW chegou para completar a linha.
E eles possuem duas versões mais eficientes. A primeira possui um sistema elétrico que gera uma potência combinada de 180 cv e pode rodar por 60 km no modo elétrico. Já a segunda é mais poderosa. Sua potência combinada é de 225cv e tem autonomia de 59 km.
A transmissão automática de oito marchas está disponível nos dois. Por fim, as baterias possuem capacidade de 12,4kWh.