Gratuitos, aplicativos ajudam pedestres e usuários de transporte público
SP Sem Carro, Moovit, Citymapper… apps para quem não faz uso do automóvel oferecem trajetos para ir a pé, de ônibus, metrô e trem
Chega de ficar a mercê de orientações de pessoas nas ruas ou pegar um ônibus que não vai para o local que você pensou que iria. Nos últimos meses, as lojas de aplicativos para smartphones e tablets ganharam softwares que facilitam a vida dos pedestres e de quem precisa usar o transporte público.
A novidade mais recente é o SP Sem Carro. O objetivo dele é facilitar a busca de caminhos que possam ser feitos a pé, de bicicleta, ônibus, metrô e trem. Há também a opção “Táxi”, que mostra a estimativa do valor da tarifa que será cobrada ao final do trajeto escolhido.
O app faz parte do projeto “Como Viver em São Paulo Sem Carro”, do engenheiro Alexandre Lafer Frankel em parceria com o jornalista Leão Serva. A missão de ambos é impactar a mobilidade dos paulistanos. O lançamento da versão para IOS acontecerá na quinta-feira, dia 29 de outubro. Os usuários de Android ainda terão que aguardar mais um pouco.
Mais opções
As funções de encontrar linhas de ônibus e de metrô que levem o usuário até o ponto em que deseja já são oferecidas em outros aplicativos. O Moovit e o Citymapper, por exemplo, identificam a posição real do celular e indicam até mesmo quanto tempo irá demorar para o coletivo chegar até o local apontado. A mecânica é simples usa como base bancos de dados com horários dos transportes públicos previamente cadastrados. Ambos podem ser usados por dispositivos Android e IOS.
LEIA MAIS: Aplicativos ajudam o motorista
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.