Mercedes-AMG celebra 55 anos com alto desempenho e modelo elétrico
Neste mês de junho, a Mercedes-AMG, marca de alto desempenho da Mercedes-Benz, celebra 55 anos. Modelo elétrico chega em julho ao País.
Neste mês de junho, a Mercedes-AMG, marca de alto desempenho da Mercedes-Benz, celebra 55 anos. Seus fundadores, Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher, buscavam o máximo desempenho e perfeição quando lançaram a pedra fundamental da empresa, no dia 1º de junho de 1967, e esses continuam sendo os objetivos declarados da marca atualmente.
Responsável pela produção de alguns motores a combustão mais potentes do mercado, a Mercedes-AMG tem desenvolvido, nos últimos anos, novidades relacionadas à eletrificação automotiva. Recentemente, a empresa confirmou a chegada de seu segundo modelo elétrico ao País.
A partir da primeira semana de julho, as primeiras unidades iniciais do aguardado Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ começam a desembarcar nas concessionárias da Mercedes-Benz no território nacional.
Veja também: Mercedes-AMG EQS 53 chega com 658 cv e 580 km de autonomia
Conheça a história da Mercedes-AMG
A história da AMG tem início com dois engenheiros da Daimler-Benz. Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher trabalhavam na companhia nos anos 60 e foram responsáveis por preparar o motor de competição para o emblemático 300 SE – até a companhia suspender suas atividades de automobilismo.
Com isso, os jovens decidiram tornar-se independentes, fundando seu próprio Centro de Engenharia. Enquanto Aufrecht era um apaixonado por automobilismo, Melcher era conhecido por sua genialidade na área do desenvolvimento de motores.
Em junho de 1967, a AMG iniciou suas atividades em uma garagem na cidade alemã de Burgstall, permanecendo ali até 1976, quando se mudou para Affalterbach, na região de Stuttgart. A sigla que dá nome à marca é composta pelas iniciais dos fundadores, Aufrecht e Melcher, sendo o “G” para Großaspach – local de nascimento de Aufrecht.
Momentos marcantes da Mercedes-AMG
Com o passar dos anos, a AMG marcou seu momentos na história da indústria automotiva mundial. Entre eles está o desenvolvimento do Mercedes 300 SEL 6.8, veículo mais potente dos anos 70, com motor V8 de 428 cv, algo incomparável para a época.
Na década seguinte, o AMG 450 SLC Racing Coupé venceu Grande Prêmio de Nürburgring. Essa vitória impulsionou os negócios da AMG, uma vez que diversos proprietários de coupés de rua passaram a buscar mais potência por meio dos projetos oferecidos pela preparadora alemã.
Desde então, a AMG tem crescido, equipando cada vez mais veículos Mercedes-Benz, tornando a personalização um novo campo de negócios. Assim, em 1990, a Mercedes-Benz AG assinou um contrato de cooperação nos projetos esportivos. Mais tarde, em 1999, a Daimler Chrysler AG se tornou a proprietária majoritária e, em 2005, a acionista única da AMG.
Nos anos seguintes, a fusão da Mercedes-Benz e da AMG proporcionou conquistas ainda maiores. O C 36 AMG foi o primeiro best-seller da marca, com 5 mil unidades vendidas.
O Mercedes-Benz SLS AMG foi o primeiro automóvel inteiramente desenvolvido pela Mercedes-AMG. Sua performance, aliada ao design inovador, que inclui as portas “asas de gaivota”, são lembrados pelos fãs da marca até hoje.
Atualmente, toda a família de modelos AMG GT (duas e quatro portas) fazem parte da segunda geração de automóveis desenvolvidos inteiramente pela marca de alta performance.
A Mercedes-AMG hoje
Em 2022, a linha Mercedes-AMG é uma das mais variadas do mercado internacional, criada para atender aos mais diversos desejos e necessidades dos clientes que estão em busca de alta performance.
A gama abrange mais de 50 versões – 12 delas estão disponíveis no Brasil. São produtos de alto desempenho com potências que começam em 306 cv (Mercedes-AMG 35 4MATIC) e atingem até 639 cv (Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+ 4-doors Coupé). O portfólio oferece sedans, coupés e SUVs, bem como roadsters e o Mercedes-AMG GT.
Com raízes no automobilismo, a marca Mercedes-AMG está presente nas pistas há cinco décadas.
A marca também está representada na Fórmula 1 desde a temporada de 2012 pela equipe Mercedes-AMG Petronas e pela fabricante de motores e tecnologia Mercedes-AMG High Performance Powertrains. Além disso, a AMG também fornece o Safety Car de Fórmula 1 e o Carro Médico de Fórmula 1 desde 1996.
E essa conexão com o universo do automobilismo ficou ainda mais forte neste ano, com a chegada das primeiras unidades do hiperesportivo Mercedes-AMG ONE, utilizando um conjunto mecânico original dos modelos da equipe de F1 nos últimos anos, com mais de 1.000 cv.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.