Toyota: sindicato negocia transferências com o fechamento de fábrica

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC busca alternativas para o fechamento da fabrica da Toyota – que será encerrada a partir de dezembro.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC continua buscando alternativas para o fechamento da fábrica da Toyota na região do ABC paulista – que será encerrada gradualmente a partir de dezembro, segundo anunciou a montadora japonesa no mês de abril e fora divulgado pelo Garagem360.

O sindicato informa que segue em tratativas com a Toyota para apresentar proposta de transferência e de Plano de Demissões Voluntárias (PDV) aos cerca de 550 trabalhadores atualmente empregados.

“Depois de todos os esforços pela manutenção da planta da Toyota em São Bernardo do Campo, a empresa reafirmou o fechamento da unidade e as negociações para a permanência da fábrica na cidade se esgotaram”, afirma o sindicato em nota.

Saiba todos os detalhes, a seguir!

fábricas de automóveis no Brasil

Fábrica da Toyota Sorocaba (Foto: Divulgação/Toyota)

Sindicato negocia transferências com o fechamento de fábrica

Moisés Selerges, presidente da organização sindical, destaca que, encerradas as negociações pela permanência da planta, “a luta agora é para garantir as melhores condições possíveis no processo de saída e de transferência”.

Selerges explica que, para tentar encontrar alternativas para a permanência da planta na cidade, o sindicato se reuniu com representantes do poder público, entre eles o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

Em conjunto com a subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), os metalúrgicos do ABC elaboraram proposta de negociação trabalhista para os próximos três anos, que foi recusada pela direção da empresa. “Também os trabalhadores, que perderam a confiança na permanência da montadora, decidiram por não insistir na demanda”, ressalta Selerges.

O fechamento da fábrica da Toyota

Toyota Bandeirante: primeiro produto da marca japonesa fabricado no Brasil (Foto: Divulgação)

Você pode se interessar também por: Fechamento da fábrica da Caoa Chery em SP, como está o “caso”

O fechamento da fábrica da Toyota

No início do mês de abril, a Toyota anunciou que iria fechar sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que produz peças fornecidas a outras unidades da montadora.

Na ocasião, a empresa informou que transferiria a operação industrial no ABC para as suas operações no interior de São Paulo: Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz.

Segundo a empresa, a intenção é buscar mais sinergia entre as unidades produtivas para aumentar a competitividade “frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade dos negócios no País”.

A mudança, ainda segundo informou a Toyota, será feita de forma gradual a partir de dezembro, com conclusão prevista para novembro do ano que vem.

A fábrica da Toyota de São Bernardo do Campo é uma das mais antigas do Brasil e ficou marcada como a primeira linha de produção da montadora fora do Japão – foi inaugurada em 1962 para a produção do icônico jipe Bandeirante, modelo que ficou em linha por quase 40 anos.

Atualmente, a unidade é responsável por produzir peças para a linha de motores em Porto Feliz (SP) e componentes de exportação para a montagem do motor do sedã Camry, nos Estados Unidos.

O fechamento da fábrica da Toyota

Motor do Toyota Camry tem peças fabricadas no ABC (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA