Renovar a CNH é obrigatório em 2022? Relembre novas regras
Veja quais são os novos prazos estabelecidos para renovar a CNH em 2022 a partir das mudanças no CTB, o Código de Trânsito Brasileiro.
A partir das novas regras do CTB, o tempo de renovar a CNH em 2022 é variado de acordo com a idade do motorista, entenda.
Confira os novos para renovar a CNH em 2022
Em 2021, novas regras foram estabelecidas para o CTB, o Código de Trânsito Brasileiro. E uma das principais mudanças que ocorreram na época diz respeito aos novos prazos de renovação da CNH.
Desde então, a Carteira Nacional de Habilitação deverá ser renovada de acordo com a idade dos condutores. Os prazos foram divididos em três categorias.
Dessa forma, a partir das novas regras, os condutores com menos de 50 anos devem renovar o documento após 10 anos da última emissão.
Já para os motoristas que possuem de 50 a 69 anos, o prazo de validade é reduzido para cinco anos.
Por fim, os condutores com idade superior a 70 anos, devem renovar a Carteira Nacional de Habilitação a cada 3 anos.
Novos prazos da CNH:
Condutores até 50 anos: 10 anos de validade
Condutores de 50 a 69 anos: 5 anos de validade
Condutores de 70 anos ou mais: 3 anos de validade
Nova CNH começa a ser emitida em junho
Além disso, as novas regras do CTB também dizem respeito ao novo formato da CNH. Ele começará a ser emitido a partir do mês de junho.
No entanto, é válido lembrar que a alteração do documento atual para o novo formato não será obrigatória. As mudanças acontecerão de forma gradativa, conforme o condutor tenha a necessidade de renovar o documento.
No caso os condutores iniciantes, a partir de junho, a CNH já será entregue no novo formato.
As adequações buscam aproximar ainda mais o documento aos padrões internacionais. As alterações estão previstas na Resolução 886, de 13 dezembro de 2021.
“A nova CNH será mais moderna, pois permitirá a inclusão do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar, em cumprimento às determinações legais.
Foi incorporado também o código utilizado nos passaportes, aquele código internacional, permitindo que o condutor possa embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros”, explicou o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.
Novo formato pretende gerar mais segurança e facilidades para o condutor
A nova versão da carteira de motorista trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir. As informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista também estarão na CNH, assim como possíveis restrições médicas.
O documento vai ganhar mais uma cor. Além do verde, terá também o amarelo e novos elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes.
“O documento virá também impresso na língua portuguesa, inglesa e francesa, permitindo seu uso internacionalmente”, detalhou o secretário Frederico Carneiro.
é válido lembrar que, assim como já acontece, o documento em formato digital permanece tendo a mesma validade jurídica.
O Garagem360 desenvolveu um vídeo completo algumas as mudanças previstas para o documento, confira!
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.